ANA autoriza manutenção de vazão mínima no Rio São Francisco - Manchete do São Francisco

últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

2 de abril de 2019

ANA autoriza manutenção de vazão mínima no Rio São Francisco

Prorrogação da vazão mínima foi publicada no Diário Oficial da União.

Vazão na Hidrelétrica de Xingó está em 550 m³/s — Foto: Reprodução/TV Gazeta/Arquivo


A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou, até o dia 30 de abril, a manutenção da vazão mínima de 550 m³/s que pode ser liberada pelos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), mas a defluência praticada será de 700m3/s até final do mês, de acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).

Outra medida determinada pela Resolução ANA nº 19/2019, publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (29), permite que a CHESF libere uma vazão mínima defluente instantânea de até 523m³/s nestes dois reservatórios.

A autorização para a prática de defluências médias diárias de 550m³/s, menor patamar já praticado em Sobradinho e Xingó, está vigente desde julho de 2017 com a publicação da Resolução ANA nº 1.291/2017.

A CHESF ficou responsável por informar as populações das cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco sobre as reduções de vazão. As estações de monitoramento de Juazeiro (BA) e de Propriá (SE) continuarão sendo utilizadas respectivamente para controle das defluências dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó.

G1 Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages