Câmara aprova projeto que obriga o município a ofertar exames pré-natais masculinos - Manchete do São Francisco

últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

16 de agosto de 2019

Câmara aprova projeto que obriga o município a ofertar exames pré-natais masculinos

Ainda incluiu no projeto a obrigatoriedade de orientações sobre gravidez, parto, pós-parto, amamentação, paternidade consciente, direitos e deveres dos pais.



O Plenário da Câmara, na noite da última quinta-feira, 15, aprovou por unanimidade em segunda votação o Projeto de Lei de nº 023 de 2019, de autoria do vereador Heldes Guimarães (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da oferta de exames pré-natais masculinos por ocasião da gravidez da parceira.

De acordo com a redação do projeto, os órgãos de saúde responsáveis pela realização de exames pré-natais deverão ofertar para os parceiros das gestantes um conjunto de exames, avaliações e orientações visando o diagnóstico preventivo e o tratamento de doenças que possam de qualquer forma afetar a sua saúde, da mulher e do bebê.

Entre os exames de oferta obrigatória deverão estar sorologia para hepatites B e C, HIV, Sífilis, glicemia e colesterol, e, para os maiores de anos, exame de PSA, para prevenção de câncer de próstata. Também deverão ser disponibilizadas as avaliações da pressão arterial e do índice de massa corporal (IMC).

O parlamentar petista ainda incluiu no projeto a obrigatoriedade de orientações sobre gravidez, parto, pós-parto, amamentação, paternidade consciente, direitos e deveres dos pais. “O pré-natal do parceiro é uma ferramenta importante para conscientizar os homens na importância de participar de todas as fases da gestação, como também, incentivar a busca por serviços de saúde”, justificou o vereador-autor.


Informações: Câmara Municipal de Propriá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages