Política - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

9 de abril de 2011

Política

Propriá: prefeito apoia programa “Aprende Brasil”


O prefeito José Américo (PSC) participou, nesta última quinta-feira (22), de encontro promovido pela Editora Positivo, através da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com prefeitos e representantes municipais sergipanos. O evento aconteceu no Celi Hotel e teve como objetivo apresentar soluções pedagógicas para a Educação Pública do Estado de Sergipe.

José Américo demonstrou-se satisfeito em marcar presença num encontro de extrema importância para a sociedade sergipana. “Assim que eu assumi a prefeitura de Propriá, tive uma reunião com a secretária de Educação e disse a ela que eu ia fazer de tudo pela Educação e investir no setor, a fim de promover melhorias na minha cidade”, confidenciou José Américo.

O presidente da FAMES, Ricardo Roriz, agradeceu a presença dos prefeitos presentes no evento e reforçou que o engajamento de todos no desenvolvimento da Educação Pública é fundamental.


Fonte/Autor: COCS/Propriá

-----------------------------------------------------

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 014/2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ESTADO DE SERGIPE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ

CONCURSO PÚBLICO nº 001/2009

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 014/2011


O PREFEITO MUNICIPAL DE PROPRIÁ, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, resolve:


CONVOCAR:

Os candidatos excedentes abaixo relacionados, aprovados (as) no Concurso Público nº 001/2009 para o Cargo indicado, conforme a ordem de classificação do resultado final do concurso, cuja relação se encontra disponível no quadro de aviso da Prefeitura Municipal, no site www.propria.se.gov.br e no site www.amigapublica.com.br.

Os nomeados deverão apresentar-se à Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Institucional, localizada à Rua Lopes Trovão, nº 78, Centro, Propriá/SE (Sede da Prefeitura Municipal de Propriá), das 08h00min. às 13h00m, munidos dos originais e cópias dos seguintes documentos: 1- RG, 2- CPF, 3- Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral, 4- Certificado de Reservista ou documento equivalente, para o sexo masculino, 5- Diploma comprovando a habilitação legal, conforme Edital do Concurso, 6- Certidão Negativa de antecedentes criminais, 7- Declaração de que não exerce cargos públicos, proibidos por Lei( C.F.), 8- Registro no Conselho de classe quando a Lei Federal assim determinar, 9- Documentos comprobatórios dos requisitos legais para o exercício do cargo quando exigido, conforme Edital, 10- Registro de nascimento, casamento ou divórcio, 11- Registro de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos, 12- Comprovante de residência atual, 13- PIS/PASEP, 14- Comprovante de escolaridade conforme Edital, 15- Uma foto 3x4 colorida e datada, 16- CTPS.

Após a entrega dos documentos acima especificados, o convocado deverá submeter-se ao exame médico admissional para avaliação do estado físico e mental, devendo ser considerado apto para o exercício do cargo, condição essencial para ser empossado.

O convocado contará com um prazo máximo até o dia 22 de Outubro de 2011 para apresentar-se munido com toda documentação exigida.

CARGO: 299004 – MOTORISTA D (CNH CAT. D)


ORDEM
INSCRIÇÃO
NOME

0017
4311231-7
RAIMUNDO PORTO NUNES


Gabinete do Prefeito Municipal de Propriá/SE

Em 23 de Setembro de 2011


José Américo Lima

Prefeito Municipal


Fonte/Autor: Cocs/ Propriá

----------------------------------------------------------

Prefeitura investe em Agricultura


Mais atenção à Agricultura. A prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vem realizando ações importantes em benefício dos produtores rurais e jovens que desenvolvem atividades na escola agrícola no município. Uma das ações é a reunião com os produtores rurais. No evento, realizado no último dia 14, o secretário municipal de Agricultura Heldes Guimarães, expôs aos agricultores a importância de negociar algumas dívidas junto à Receita Federal, bancos e demais órgãos ligados a crédito.

“É necessário está perto dos produtores rurais para que eles tenham crédito e continuem produzindo. Dessa forma, há o desenvolvimento para todos. É importante ressaltar também que muitos tem interesse de realizar novos investimentos, mas, sem crédito ficam impossibilitados. Por este motivo, a intermediação é importante”, afirmou o secretário municipal de Agricultura.

Heldes Guimarães relatou ainda que a Secretaria de Agricultura promoveu uma reunião entre os jovens que estão concluindo cursos na escola agrícola de Propriá e representantes do Banco do Nordeste. “Nesta reunião, os agentes de desenvolvimento do BNB mostraram aos jovens todas as linhas de financiamento disponíveis para a abertura de novos negócios. A meu ver, esta é mais uma oportunidade para os jovens que estão terminado um curso profissionalizante e desejam montar a sua própria empresa”, acrescentou.

Ainda como ação de desenvolvimento da Agricultura, direcionada aos jovens de Propriá, o secretário destacou a realização de cursos de extensão ministrados em parceria com o SENAR. “Ainda direcionado aos jovens da escola agrícola, ministramos um curso de psicultura, já que no currículo da escola, não consta esta atividade. Porém, na região do Baixo São Francisco a pesca é um instrumento forte na geração de renda. Diante disso, a Prefeitura entende que a Educação e a qualificação profissional é o melhor caminho para o desenvolvimento da cidade e da população”, ressaltou Heldes Guimarães.

Programa Balde Cheio –também neste mês de setembro, a secretaria municipal de Agricultura, em parceria com a Codevasf e Endagro realizou uma visita técnica no município de Nossa Senhora de Lourdes com o intuito de conhecer os resultados do programa Balde Cheio em algumas propriedades daquele município. Segundo o secretário, a visita foi bastante positiva.

“O programa Balde Cheio, executado pelo Governo do Estado vem surtindo efeitos positivos na produção de leite em grande escala, em vários municípios sergipanos. Nosso intuito é conhecer de perto os resultados e tentar trazer para Propriá mais esta oportunidade para os produtores rurais. Aqui na região, o programa já existe no perímetro Cotinguiba/Pindoba, mas queremos estender a outras localidades”, frisou Guimarães.

Fonte/Autor: COCS Propriá - Diego Góes - da equipe Empauta/fotos: Sec. Agricultura.

--------------------------------------------------------

Déda quer elevar imposto da cerveja
Projeto encaminhado à Assembleia propõe aumento do ICMS de 17% para 25% a partir de janeiro de 2012


O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do chopp e da cerveja vai subir de 17% para 25%. A proposta, encaminhada pelo governador Marcelo Déda (PT), foi aprovada no início da tarde de ontem, nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa. Agora, a matéria segue para análise do plenário.

Para justificar a medida, o governador Marcelo Déda explicou que “tratando-se de produtos supérfluos, não se justifica que os mesmos estejam sendo tributados com uma alíquota menor do que a de energia elétrica e de comunicação”. A cobrança do imposto está prevista para a partir de 1º de janeiro de 2012.

“O ideal seria não aumentar, porque os brasileiros já pagam impostos em demasia. Mas é melhor que haja uma tributação maior em produtos supérfluos, como cigarros e bebidas do que em produtos e serviços de primeira necessidade”, ressaltou o líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP).

Alienação de imóveis

Os deputados aprovaram também, em comissões, projeto de lei que autoriza o governo do Estado a promover a alienação de bens imóveis, devidamente especificados, de propriedade do Estado de Sergipe, localizados em Brasília. Na proposta, que será encaminhada ao plenário, o governo alega que os imóveis atuais são antigos e o Estado precisa de estruturas mais amplas.

Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Marcelo Déda (PT) explicou que “os imóveis que se pretende alienar servem ao Escritório de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, a quem compete o planejamento, a coordenação, a organização e o controle das atividades de interesse do Estado junto aos órgãos e entidades da administração pública federal; a prestação de assistência aos prefeitos, senadores e deputados da bancada sergipana, no tocante a assuntos relacionados ao Estado; bem como outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos das respectivas normas legais e/ou regulamentares”.

Ao justificar o pedido, o governador ressaltou que se faz necessária porque o espaço, instalações e localização mostram-se inadequados para atender a todas as demandas do Escritório de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, aliado ao fato de que é necessário que a Procuradoria Geral do Estado, através do procurador lotado na capital federal, possua um espaço para o desempenho de suas funções inerentes à defesa dos interesses do Estado junto aos Tribunais Superiores.

Fonte: Jornal da Cidade

---------------------------------------------------

CÂMBIO: Mudança na Secretaria de Saúde de Propriá


Depois de um ano a frente da secretaria municipal de Saúde de Propriá, o vereador João Fernandes de Britto Neto (PT) despediu-se nessa sexta-feira da pasta cujos resultados são os mais significativos possíveis. “Não entendo de Saúde, não sou um profissional da saúde, mas como político e como cidadão sintonizado com os problemas da comunidade, sei dos seus problemas e das suas demandas”, comparou o ex-gestor.

Em lugar de Fernandinho Britto (foto), assume a secretaria municipal de Saúde a enfermeira Mércia Simone, profissional dos quadros da saúde e como tal é ume referência entre os colegas pela operacionalizada, competência e capacidade de relacionar-se com todos no quadro daquela pasta. “Assumo com a responsabilidade de promover uma gestão eficiente, dentro dos princípios preconizados pela administração do prefeito José Américo”, prevê a nova secretária.

O prefeito José Américo já havia anunciado que os secretários com pretensões de disputar cargos eletivos em 2012, seriam os primeiros a serem substituídos, e que a antecipação de Fernandinho foi um ato exclusivo dele, mas que agradece “a contribuição de Fernandinho Britto não apenas nestes 45 dias, mas também ao longo desde último ano, desde a gestão do prefeito Paulo Britto”, disse Américo, que o convidou para ocupar a liderança do prefeito na Câmara Municipal.

“Quero agradecer a confiança do prefeito Paulo Britto e do prefeito José Américo, por me dar a oportunidade de gerir a saúde no município e pelo convite para ser seu líder na Câmara Municipal a partir de hoje, quando retorno aquela casa, mas principalmente a partir da próxima terça-feira, quando os vereadores estarão se reunindo”, concluiu o vereador Fernandinho Britto, que em 2008 foi o mais votado em toda a História de Propriá.

Fonte/Autor: Tribunadapraiaonline

--------------------------------------------------------------

Prefeitura lança programa radiofônico


A prefeitura de Propriá, através da coordenadoria de comunicação, disponibiliza à população mais um canal de comunicação. Na última sexta-feira, (9), o prefeito, José Américo Lima estreou o programa de rádio, “Propriá, Um Novo Tempo Para Todos”, que vai ao ar às sextas-feiras, às 14h, pela Ilha Fm (102,9) ou acessando: www.redeilha.com.br.

De acordo com o coordenador de comunicação e apresentador do programa, Patrício Lessa, o objetivo é mostrar à população as ações que estão sendo executadas no município. Além disso, debater problemas e soluções com a comunidade. “A cada semana estaremos mostrando ao público as ações executadas pela gestão municipal, mas a população também participa, cobra e elogia, através do telefone. A grande diferença é justamente essa, a participação da comunidade no programa”, afirmou Lessa.

O coordenador acrescentou também que o resultado do programa radiofônico já é notório. “No primeiro programa, na última sexta-feira, o prefeito abordou somente dois temas; Educação e Obras e, já neste primeiro dia, a participação popular foi enorme. Temos uma hora de programa e a sensação é que precisamos de mais outras tantas, já que todos querem participar, mas, infelizmente não tem como”, frisou.

O prefeito também está satisfeito com o novo canal de comunicação. “A minha administração é pautada na participação popular. Portanto, não poderia deixar de debater os problemas e soluções com a comunidade. O jeito mais fácil de chegar até a população é através do rádio e a Ilha FM em nossa cidade é bastante ouvida. A experiência está sendo muito boa”, afirmou José Américo Lima.

Fonte/Autor: COCS Propriá - Diego Góes - da equipe Empauta

----------------------------------------------------

Codevasf sinaliza doação de terreno para implantação do IFS em Propriá


Gestores de Propriá e representantes do setor de engenharia e fundação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se reuniram na sede da companhia e o resultado é que o órgão federal sinalizou a doação de terreno para a construção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na cidade ribeirinha. A área em questão corresponde ao antigo Campo de Aviação, nas proximidades do povoado São Vicente.

Esta reunião se fez necessária por que no último dia 30 de agosto, o prefeito José Américo Lima, o Secretário Municipal de Obras, Noílio Baltazar, o assessor da Secretaria Municipal de Obras, Willams Soares Santana e o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, acompanhado do arquiteto do instituto, Pablo de Souza, realizaram visitas técnicas em três possíveis áreas do município, para avaliar o melhor local de construção do instituto federal. Segundo avaliação, a área do antigo de aviação é a mais adequada para a execução do projeto.

De acordo com o assessor de Obras, Williams Soares Santana, no mês passado foram avaliados os terrenos da CODISE, no Distrito Industrial de Propriá, Colégio Agrícola e o antigo campo de aviação, ambos no povoado São Vicente. “Diante da visita, chegamos a um acordo de que a melhor área para a execução do projeto de construção do IFS seria o terreno do antigo campo de aviação, que pertence à Codevasf. Diante disso, fomos à sede do órgão federal e, em reunião, os responsáveis sinalizaram a doação. Agora, estamos providenciando os trâmites legais para isto”, afirmou o assessor Williams Santana.

O assessor acrescentou ainda que, diante da aprovação da área, por parte da equipe de avaliação técnica, e o andamento do processo de doação, por parte da Codevasf, fica descartada a construção do IFS em Propriá nos outros dois espaços cogitados. “Como já foi aprovada a área do antigo campo de aviação e a Codevasf já sinalizou a doação, os terrenos da Codise e do Colégio Agrícola estão descartados para a construção do IFS”, ressaltou.

Expansão do IFS – A expansão de Institutos Federais faz parteda terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, do Governo Federal. Em Sergipe, além de Propriá, foram contemplados os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Poço Redondo. Todas as cidades foram selecionadas a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Ministério da Educação.

Com a implantação das novas unidades, o objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos superiores, técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada no Brasil. A instalação dos campi beneficia diretamente não apenas os municípios citados, mas toda a região onde eles estão inseridos.

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem sido uma prioridade do governo. Em 2003, havia apenas 140 unidades do setor em 118 municípios de todo o país. Esse número foi ampliado para 354, passando a atender 322 cidades brasileiras. Para ampliar a oferta de mão-de-obra qualificada no Brasil, o Governo Federal pretende construir mais 197 escolas técnicas até o final de 2014.

Fonte/Autor: COCS Propriá - Diego Góes - da equipe Empauta

-------------------------------------------------------

Propriá dá aula pública de civismo durante desfile da independência


Com muita dedicação e a alegria estampada no rosto, estudantes da rede municipal, estadual e particular, idosos, Guarda Municipal, Bandas Marciais, entre outros, foram às ruas na tarde da última quarta-feira, em Propriá para festejar os 189 anos da independência do Brasil. O tema do Desfile Cívico deste ano foi o ‘Viva o Propriá que existe em cada um de nós’.

Em Propriá, a população que lotou as ruas para assistir ao Desfile, se emocionou com a apresentação da Banda Filarfônica Santo Antônio e com o “Motocando da Independência”, formado por integrantes de dois grupos de motocicilistas. “Nós tivemos uma aula pública de civismo neste desfile cívico, tendo em vista que a população compareceu em massa para assistir a esta apresentação de cidadania e civismo. Além disso, a alegria estava estampada no rosto de cada participantes da festa”, declarou a Secretária Municipal de Educação, Elenice Reis.

O prefeito José Américo Lima destacou a importância da independência do Brasil e acrescentou que Propriá comemora a data não só no dia 07 de setembro, mas, sim, durante uma semana, com a realização de atividades educativas e atos de hasteamento e arreamento das bandeiras, com a presença de estudantes e a população. “É preciso que cada um de nós exercite a cidadania e procuremos sempre nos unir, para, juntos, buscar o desenvolvimento para a nossa querida Propriá. Este desfile cívico em Propriá mostrou que a nossa população tem o compromisso cidadão com a Pátria e está unida em um só objetivo”, afirmou Américo.

Fonte/Autor: COCS/Propriá

--------------------------------------------------------

Propriá realiza audiência pública para elaboração da LOA 2012

A prefeitura de Propriá realiza nesta sexta-feira, (9), Audiência Pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012. O evento acontecerá na sede da Sociedade Semear das 9h às 13h. Na manhã de ontem, os secretários municipais se reuniram no Gabinete do prefeito, José Américo Lima para traçar as atribuições de cada setor.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Erasmo Rodrigues Teixeira, está sendo esperado para este evento, o maior número possível de representantes da sociedade civil e do poder público. “Esperamos contar com todos os representantes das secretarias municipais, órgãos de classe, associações comunitárias, Ministério Público, Igrejas, conselhos municipais e demais representantes da sociedade civil”, disse o secretário.

“A Lei Orçamentária Anual estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano, sendo assim, estima as receitas e autoriza as despesas da Prefeitura de acordo com a previsão de arrecadação para 2012. Por este motivo, a participação da sociedade civil é fundamental. É importante ressaltar também que estamos cumprindo a legislação, ao elaborarmos a LOA, e dando transparência a esse processo, ao convocarmos a população para participar da audiência”, esclarece o secretário, Erasmo Teixeira.

Fonte/Autor: COCS Propriá

------------------------------------------------------

Propriá realiza campanha de coleta de lixo


A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Obras vem realizando um grande mutirão de limpeza na cidade. Nesta terça-feira, a administração “Propriá, Um Novo Tempo Para Todos” dará início à Campanha intitulada ‘Propriá, Cidade Linda e Limpa’. A intenção do prefeito, José Américo Lima é que a população desenvolva o hábito de jogar o lixo no lixo e obedeça os dias regulares de coleta, feitos pelos servidores municipais em cada logradouro.

“Manter a cidade limpa não é somente uma obrigação do poder público, todos podem e devem fazer a sua parte, colocando o lixo nas portas de casa, em sacolas plásticas, durante os dias e horários previamente definidos. Para reforçar os dias de coleta, nós estamos investindo em mídia auditiva, como inserções de rádio e carros de som. Por isso, é importante que cada um faça esse gesto, assim evitaremos doenças, colaboramos com a coleta e teremos mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito José Américo Lima.

O gestor municipal acrescentou ainda que esta campanha é necessária em virtude do grande acúmulo de lixo em algumas áreas da cidade. “No final de agosto, a Secretaria de Obras começou a fazer um mutirão de limpeza e nesta etapa, vamos incentivar a coleta de lixo. Já existe no município um caminhão coletor, com capacidade de recolher até 10 toneladas de lixo de uma só vez. Este mês, outro veículo coletor vai estar à disposição da secretaria”, acrescentou.

O coordenador municipal de Comunicação, Patrício Lessa ressaltou a importância da colaboração dos moradores. “O prefeito José Américo não está medindo esforços para melhorar a limpeza da cidade, mas precisamos da colaboração da população, como também do grande número de visitantes e das pessoas que transitam no comércio. Todos juntos deveremos manter a cidade limpa e linda, evitando jogar qualquer objeto nas ruas”, frisou.

Saiba aqui os dias e horários de coleta em toda a cidade;

Nos dias de segunda-feira, quarta-feira e sexta–feira, a coleta será feita a partir das 07:30 da manhã nas seguintes localidades: bairros Bela Vista, América, Remanso, Fernandes, Conjunto Lulão e em todo o bairro Alto do Aracaju, nas Avenidas: Quintino Bocaiúva, João Barbosa Porto, Arthur Mello e na av. Dom José Thomaz. Além de: Rua da linha, Santo Amaro e Gogó da Ema, Rua das Almas, Pça. Saõ José, Rua Francisco Porfírio de Britto, da Boa Vista, Serapião de Aguiar, Rua 02 de julho, na subida da Igreja do Rosário e na Ceasa.

Já nos dias de terça-feira, quinta-feira e sábado, a coleta será feita a partir das 07:30 da manhã nas seguintes localidades:

Conjunto Maria do Carmo, Conjunto Santo Antônio, e Areial, nos restaurantes da ponte, no hotel Velho Chico, Rancho Gaúcho, Posto Fiscal e posto Petrox, nos bairros Poeira, Matadouro e Brasília, na Avenida prefeito Nelson Mello, nas Ruas da Palma e Beco Novo, Ruas Lopes Trovão, da Vitória, do Brejo, de Maruim, do quadro e Praça Santa Luzia, Ruas Manoel Lino, Rael de Aguiar, Ruas do Diocesano, João Paulo I e II, Largo do Sesp e Travessa do Sesp, Ruas do Gás, de São Paulo, Riachuelo, Alberom Machado e Campo do Padre.

Fonte/Autor: COCS Propriá

-------------------------------------------------------

Déda participa de inauguração da primeira fábrica da Estrela no Nordeste


Entre bonecas, baldes de praia e jogos pré-escolares, a jovem Evanda Matos Costa planeja um futuro de conquistas e aprendizado no povoado de Serra do Machado, em Ribeirópolis, agreste de Sergipe. Integrante da equipe de 260 funcionários da fábrica de brinquedos Estrela, inaugurada na tarde dessa quinta-feira, 1°, a jovem de 19 anos e tantos outros habitantes da região protagonizam o êxito do atual Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que leva emprego e renda para o interior do Estado.

“Este é o meu primeiro emprego de carteira assinada e o primeiro no qual tenho a possibilidade de crescer profissionalmente. Como estou concluindo o segundo grau, os únicos empregos que apareciam eram temporários e em casa de família. A fábrica Estrela trouxe novos caminhos para quem está começando, como eu”, declarou Evanda, que atua na linha de montagem de brinquedos.

O governador Marcelo Déda participou da inauguração da nova fábrica de brinquedos. Em seu discurso, Déda destacou que o primeiro investimento da Estrela no Nordeste reflete a força da economia sergipana. “Essa fábrica tem significado especial para o eixo político de desenvolvimento industrial de governo, que busca interiorizar as oportunidades de emprego. É mais um grande passo para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe. A partir de hoje, o mercado brasileiro e dos países que a Estrela exporta verão o nome de Ribeirópolis e de Sergipe nos produtos, é a marca do nosso Estado e do nosso empreendedorismo”.

Segundo Déda, a Estrela está entrando no mercado nordestino e os empresários levaram em conta a posição territorial de Sergipe, que é uma grande plataforma para alcançar outros estados da região, como Bahia e Pernambuco. “A política de desenvolvimento industrial do nosso governo oferece incentivos fiscais para atrair investimentos, e isso foi levado em consideração, além dos investimentos do governo em logística, infraestrutura e em qualificação de mão de obra para dar sustentabilidade ao crescimento econômico que estamos vivendo”, disse.

O governador sergipano enfatizou ainda a expansão econômica do Nordeste e de seu público consumidor. “O Nordeste é uma das regiões que mais crescem no país. Por isso, desenvolvemos um plano de desenvolvimento industrial que consolide nosso crescimento e a geração de emprego”.

A fábrica

Com capacidade para produzir 3.500 brinquedos por dia, a nova unidade industrial da Estrela irá abastecer os mercados das regiões Norte e Nordeste. A expectativa de faturamento para este ano é R$ 10 milhões, conforme informou o gerente industrial da empresa, José Antônio de Almeida. “Além de gerar 260 empregos, a Estrela vai aquecer o mercado consumidor interno. Temos duas plantas da Estrela instaladas em Minas Gerais e São Paulo, o que tornava inviável trazer alguns produtos para os mercados das regiões Norte e Nordeste por conta do custo da distribuição. Agora, vamos abrir uma nova cartela de clientes, o que pode gerar o aumento da produção e, consequentemente, o crescimento do número de empregos. Nossa produção pode chegar a 10 mil brinquedos por dia”, declarou.

“Hoje, é uma dia muito feliz para todos os moradores de Ribeirópolis, porque a fábrica Estrela traz empregos, atrai mão de obra e movimenta a economia. Todos os funcionários são moradores desta cidade. O Governo do Estado, junto com a Prefeitura, tem investido na infraestrutura da cidade. Temos pousadas, restaurantes, mais de cinco conjuntos habitacionais que oferecem conforto para os moradores e visitantes”, destacou a prefeita de Ribeirópolis, Evanira Barreto.

A unidade de Serra do Machado ocupa uma área de 47.000m². Foram investidos R$ 15 milhões em sua implantação. Desse montante, R$ 11 milhões são oriundos da Estrela e R$ 4 milhões do grupo JCPM. O Governo do Estado participa da iniciativa através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), por meio do PSDI.

PSDI

O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial visa incentivar e estimular o desenvolvimento socioeconômico estadual mediante a concessão de apoio aos investimentos, em parceria com prefeituras municipais. Outro fator é o incentivo fiscal, em que o empreendimento pode ter descontos de 92% ou até de 93,8% no pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“É uma enorme satisfação inaugurar mais uma fábrica Estrela. Trazer emprego, melhorar a renda de uma cidade e contribuir com o desenvolvimento de nossos trabalhadores. A Estrela completa 75 anos e já desenvolveu mais de 25 mil tipos de brinquedos e comercializou mais de um bilhão de brinquedos no Brasil e América Latina. Buscamos levar produtos que as crianças desenvolvam raciocínio, coordenação motora e sociabilidade. Temos a felicidade de trabalhar no período de vida mais bonito de uma pessoa: a infância. Investimos R$ 11 milhões nesta unidade, com o apoio do Banco do Nordeste e a responsabilidade social da Estrela e o trabalho que João Carlos Paes Mendonça realiza na Serra do Machado, que resolvemos unir uma atividade econômica com uma atividade social”, afirmou Carlos Tilkian, diretor presidente da Estrela.

Indústrias

A economia sergipana deu um salto quantitativo e qualitativo nos últimos quatro anos. Além do crescimento fundamentado na evolução econômica do país e do Estado, o parque industrial renovou-se, ampliando o número total de empresas, bem como as áreas de atuação.

Entre 2007 e 2010 os investimentos em instalação de indústrias em Sergipe cresceram de forma exponencial, em especial pelo apoio do Governo do Estado, via PSDI. Foram instaladas 61 empresas, totalizando investimentos de cerca de R$ 510 milhões e gerados 6.844 empregos diretos. Outra característica decorrente do apoio governamental é a interiorização de investimentos, com fábricas sendo instaladas em todas as regiões do Estado.

Apenas em 2011 já iniciaram as atividades 10 empresas com investimentos de mais de R$ 36 milhões e geração de 1.000 empregos diretos. Demonstrando a confiança do empresariado de investir em Sergipe, em 2011 já foram analisados e aprovados 65 projetos, 28 deles localizados no Complexo Empresarial Integrado de Tobias Barreto, que será inaugurado até o final do ano. Dentre os 65 novos projetos, 54 já estão com obras iniciadas. Quando todas as novas indústrias estiverem instaladas, serão gerados cerca de 4.300 novos empregos e o Estado terá recebido quase R$ 700 milhões a mais em investimentos.

Ações do governo, somadas à confiança do empresariado na gestão da atual administração, garantirão, nos dois mandatos do governador Marcelo Déda, mais de R$ 1,2 bilhão de investimentos privados no Estado e gerarão de 12 mil empregos diretos. Ao final do período, a indústria sergipana terá crescido em cerca de um terço.

Presenças

Prestigiaram a inauguração os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia, Zeca da Silva; de Educação, Belivaldo Chagas; a primeira-dama e secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; o deputado federal Valadares Filho e a deputada estadual Maria Mendonça.

Por: Bareta

--------------------------------------------------------

Propriá inicia comemorações da Semana da Pátria


Foi aberta na manhã de hoje, (1º), a Semana da Pátria em Propriá, com grande participação popular e presença de diversas autoridades municipais. A solenidade teve como brilho, o espírito cívico e a grande participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino no ato de hasteamento das bandeiras. Até a próxima terça-feira, dia 07, várias atividades educativas serão desenvolvidas, sendo que o ponto alto será o hasteamento das bandeiras todas as manhãs às 08h e o arreamento às 17h, que contará com a participação de estudantes e da comunidade e, sem dúvida o Desfile Cívico previsto para ás 14h. Em discurso, o prefeito José Américo Lima destacou a importância da independência do Brasil e reafirmou o compromisso em buscar sempre o desenvolvimento para Propriá. “É preciso que cada um de nós exercitemos a nossa cidadania e procuremos sempre nos unir, sejam católicos, evangélicos, espíritas, enfim, todos aqueles que creem em Deus, para, juntos, buscar o desenvolvimento através de ações direcionadas aos jovens. Entre estas ações, menciono escolas dignas e ensino de qualidade, cursos profissionalizantes e acima de tudo, trazer para a nossa cidade uma Universidade Pública. Dessa forma, os estudantes não precisarão se deslocar até Aracaju”, disse José Américo. A secretária Municipal de Educação, Elenice Reis pediu o empenho dos jovens na busca incansável do desenvolvimento e ressaltou que o Brasil está vivendo um novo momento. “Através de muita luta, há 189 anos nascia um Brasil independente. Nos dias de hoje, também está nascendo um novo Brasil, que é resultado do esforço de todos os brasileiros e brasileiras. Portanto, quero dizer a cada um de vocês que independência significa liberdade e isso não se conquista de um dia para uma noite. Então, continuemos sempre lutando em busca do desenvolvimento”, frisou Elenice Reis.

Fonte/Autor: COCS Propriá
--------------------------------------------------------------------------

Prefeitura divulga programação da Semana da Pátria


A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Educação e outras secretarias parceiras vai dar início nesta quinta-feira, (1º), à vasta programação em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Até dia 07 de setembro, várias atividades educativas serão desenvolvidas, sendo que o ponto alto será o hasteamento das bandeiras todas as manhãs, às 08h, e o arreamento às 17h, que contará com a participação de estudantes e da comunidade. O evento será realizado na Praça da Bandeira.

Já no dia 07 de setembro, o desfile cívico em comemoração aos os 189 anos de Independência do Brasil e 209 anos de Emancipação Política de Propriá, terá início às 14h, com concentração ás 13h. O tema deste ano será “VIVA O PROPRIÁ QUE EXISTE EM CADA UM DE NÓS”. “Temos a certeza de que a independência e soberania do País, dos Estados e dos Municípios dependem do seu povo e de uma educação de qualidade social que possibilite as crianças, aos adolescentes, aos jovens e adultos sonhar e projetar um futuro melhor na medida em que se tornem cidadãos e cidadãs participativos/as e conscientes dos seus direitos e deveres”, afirmou a secretária municipal de Educação, Elenice Reis.

Ainda de acordo com a secretária, o Desfile Cívico e a programação da Semana da Pátria conduzem a refletir o quanto somos importantes na construção histórica do município e do País, e ao pleno exercício da Cidadania. “Nesta data tão extraordinária para nós brasileiros, especialmente nós propriaenses, o Desfile Cívico 2011 nos conduz a refletir o quanto somos importantes na construção histórica do nosso município e, consequentemente, no pleno exercício da Cidadania. Portanto, neste Desfile Cívico, crianças, adolescentes, jovens e adultos do Município de Propriá e estudantes das Redes Particular, Estadual e Municipal através das escolas apresentam mensagens de transformação social, levando para as ruas uma aula pública de cidadania”, acrescentou.

Confira a Programação completa da Semana da Pátria em Propriá;

Programação da manhã – início às 8h na Praça da Bandeira.

Dia 1º - Quinta-Feira.

*Filarmônica Santo Antônio

*Polícia Militar

*Guarda Municipal

*Fundação Bradesco

*Escola Estadual Dra. Mª do Carmo Alves

*Colégio São Gabriel e Gente Miúda

*Colégio Mundo Mágico do Saber

*Escola Estadual Graccho Cardoso

*Colégio Estadual João Fernandes de Britto

*Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa

*Escolas Municipal Advogado Josias Ferreira Nunes

*Escola Estadual Cesário Siqueira.

*Diocesano

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Dia 1º - Quinta-Feira.

Filarmônica Santo Antônio

*Amiguinhos do ABC

*Polivalente

*Cel. João Fernandes de Britto

*Auxiliadora.

Dia 02 - Sexta-feira.

Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

*Filarmônica Santo Antônio

*Esc. Mun. Mons. José Soares

*Evanilde Serra Pinheiro

*Dom Antônio dos S. Cabral

*Sagrado Coração de Jesus

*Ponto de Partida

*PETI / PROJOVEM

*Mundo Mágico do Saber

*AABB

*Escola Estadual Cesário Siqueira.

*Colégio Nossa Senhora das Graças

Dia 02 –Sexta-feira.

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Graccho Cardoso

*Amiguinhos do ABC

*Esc. Est. Dra. Mª do Carmo Alves

*Nossa Senhora Das Graças

*AABB Comunidade.

Dia 03 – Sábado.

Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

*Filarmônica Santo Antônio

*SEMED

*Guarda Municipal

*Polícia Militar

Dia 03 – Sábado

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*SEMED

*Guarda Municipal

*Polícia Militar

Dia 04 – Domingo.

Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*SEMED

*Guarda Municipal

*Polícia Militar


Dia 04 – Domingo.

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*SEMED

*Guarda Municipal

*Polícia Militar.


Dia 05 – Segunda-feira.


Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa

*Colégio Estadual João Fernandes de Britto

*CAIC

*Esc. Mun. Pedro de Medeiros Chaves

*Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

*Escola Estadual Cesário Siqueira.

*Colégio São Gabriel e Gente Miúda

Dia 05 – Segunda-feira.

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Cesário Siqueira

*Pedro de Medeiros Chaves

*Diocesano

*Ponto de Partida

*Unidade Pré Escolar Padre Luiz Henrique.

Dia 06 – Terça-feira.

Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Guarda Municipal

*SEMED

*Polícia Militar

Dia 06 – Terça-feira.

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Guarda Municipal

*SEMED

*Polícia Militar.

Dia 07 – Quarta-feira.

Programação da manhã – início às 8h, na Praça da Bandeira.

Filarmônica Santo Antônio

*Polícia Militar

*Guarda Municipal

*SEMED

Dia 07 – Quarta-feira.

Programação da tarde – início às 17h, na Praça da Bandeira.

14h – Desfile Cívico.

17h - Filarmônica Santo Antônio

*Polícia Militar

*Guarda Municipal

*SEMED

Fonte/Autor: COCS Propriá

----------------------------------------------------------

PARCERIA VIABILIZA A DOAÇÃO DE SEMENTES


Com a chegada dos primeiros caminhões carregados de sementes de arroz nos Perímetros Irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, se concretiza a parceria formada entre a CODEVASF 4ª Superintendência Regional de Aracaju e o Governo do Estado de Sergipe.

A parceria foi viabilizada através de Termo de Cooperação Técnica, celebrado no mês de junho do corrente ano. O termo definiu as competências de cada instituição, cabendo ao Governo do Estado a aquisição das sementes e a CODEVASF a seleção dos agricultores, disponibilização dos locais para armazenagem das sementes e a prestação de assistência técnica ao processo produtivo e a condução dos cultivos.

Foram disponibilizadas para os irrigantes, 290 toneladas de sementes, sendo, 170 para o perímetro de Betume, 64 para o perímetro de Cotinguiba/Pindoba e 56 para o perímetro de Propriá. As variedades adquiridas foram EPAGRI 109, SCSBRS TIO TAKA e SCS 114 ANDOSAN, recomendadas pela equipe de Assistência Técnica dos perímetros.

A expectativa para o sucesso da safra de verão (2011/2012) da rizicultura nos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume é muito grande, pois, com a garantia da utilização de sementes com alto potencial produtivo e com o pacote tecnológico definido pela equipe de ATER dos perímetros, a previsão é de se atingir a maior produtividade média da história da rizicultura sergipana, compatível com as maiores do Brasil, estimando-se uma produção total de 30.000 toneladas, afirma o chefe da Unidade de Apoio a Produção da CODEVASF, Eng. Agr. Ricardo Martins.

Para o Superintendente da CODEVASF, Paula Carvalho Viana, a parceria existente entre a CODEVASF e o Governo do Estado de Sergipe, tem proporcionado aos irrigantes do Baixo São Francisco sergipano ganhos substanciais em todo processo produtivo, não só com a doação de sementes de qualidade, mais também com a sinalização concreta da compra de parte da produção via chamadas públicas e CONAB. Além disso, a CODEVASF tem colocado para os rizicultores a necessidade de melhoria de suas organizações, para possibilitar de inserção do arroz produzido nos perímetros irrigados, nos mercados atacadistas e varejistas da região, diminuído assim a ação dos atravessadores, diz Paulo Viana.

Fonte/Autor: Faxaju

-----------------------------------------------------

Título de Cidadã Propriaense concedido a Elenice Reis


Ontem dia (26/08/11) foi concedido a Sra. Elenice Reis a maior honraria da cidade de Propriá o titulo de cidadã Propriaense indicado pelo atual Vereador da Câmara Municipal de Propriá o Exmo. Sr. Fernandinho Britto (PT), sendo de indicação unânime dos demais vereadores da Câmara Municipal de Propriá.

A homenageada Elenice Reis é natural de Itabaiana - SE, graduada em Letras pela Universidade Raimundo Marinho (Penedo - AL), com especialização na Faculdade Pio X (Aracaju - SE). Lecionou na área, em Cedro de São João no Colégio Diocesano e Colégio Santo Antônio, já foi Diretora do Jardim de Infância São Vicente de Paula.

Conhecendo um pouco do seu trabalho a Sra. Elenice Reis foi Secretária de Educação na Gestão de Telmo Guimarães na cidade de Japoatã - SE, trabalhou também aqui na cidade de Propriá como Coordenadora da DR 06 e como Secretária de Educação no mandato de Luciano Nascimento de 2004 à 2006 e na gestão de Paulo Britto e atualmente na de José Américo.

A cerimônia de entrega do titulo de Elenice Reis foi realizado em uma sessão especial no salão da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que deu inicio ontem (26/08/11) às 18:00 hs, momento de muito orgulho, por seu enorme trabalho, sendo reconhecido por todos cidadãos Propriaenses.

Na cerimônia de entrega do título fez-se presente os familiares o Prefeito de nossa cidade Sr. José Américo e a 1ª Dama Sra. Rosângela, a equipe da CEMED, os vereadores Aelson, Rosélia, Costinha, Marcos, Genival, Jurandy Sandes, Paulinho Campos e Fernandinho onde o mesmo, entregou nas mãos de Helenice o título de cidadã Propriaense. A cerimônia esteve repleta de presenças ilustres como Adelmo Gerente da Caixa Econômica de Propriá, Ex – vereadores, tais como, Marquinho Cury, Gica, Secretário de Cultura Sr. Amorim, Secretário de Finanças Sr. Juci, Secretário de Administração Sr. Erasmo Rodrigues.

Em seu discurso emocionada Elenice, agradeceu a Fernandinho Britto pela oportunidade, agradeceu a todos pelo reconhecimento do seu trabalho, e citou “Estou orgulhosa e feliz por poder dizer: Propriá agora sou Cidadã Propriaense”. Tal cerimônia foi marcada por muitas emoções por parte das homenagens da família, amigos, equipe e vereadores presentes fechando assim esse momento único e especial na vida da sra. Elenice Reis ao som da orquestra Old Times regido pelo maestro da Filarmônica de Propriá Sr. Robério.

Por: JM News

---------------------------------------------------------------

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 013/2011



EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ESTADO DE SERGIPE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ

CONCURSO PÚBLICO nº 001/2009

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 013/2011

O PREFEITO MUNICIPAL DE PROPRIÁ, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, resolve:

CONVOCAR:

Os candidatos excedentes abaixo relacionados, aprovados (as) no Concurso Público nº 001/2009 para o Cargo indicado, conforme a ordem de classificação do resultado final do concurso, cuja relação se encontra disponível no quadro de aviso da Prefeitura Municipal, no site www.propria.se.gov.br e no site www.amigapublica.com.br.

Os nomeados deverão apresentar-se à Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Institucional, localizada à Rua Lopes Trovão, nº 78, Centro, Propriá/SE (Sede da Prefeitura Municipal de Propriá), das 08h00min. às 13h00m, munidos dos originais e cópias dos seguintes documentos: 1- RG, 2- CPF, 3- Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral, 4- Certificado de Reservista ou documento equivalente, para o sexo masculino, 5- Diploma comprovando a habilitação legal, conforme Edital do Concurso, 6- Certidão Negativa de antecedentes criminais, 7- Declaração de que não exerce cargos públicos, proibidos por Lei( C.F.), 8- Registro no Conselho de classe quando a Lei Federal assim determinar, 9- Documentos comprobatórios dos requisitos legais para o exercício do cargo quando exigido, conforme Edital, 10- Registro de nascimento, casamento ou divórcio, 11- Registro de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos, 12- Comprovante de residência atual, 13- PIS/PASEP, 14- Comprovante de escolaridade conforme Edital, 15- Uma foto 3x4 colorida e datada, 16- CTPS.

Após a entrega dos documentos acima especificados, o convocado deverá submeter-se ao exame médico admissional para avaliação do estado físico e mental, devendo ser considerado apto para o exercício do cargo, condição essencial para ser empossado.

O convocado contará com um prazo máximo até o dia 15 de Setembro de 2011 para apresentar-se munido com toda documentação exigida.

CARGO: 199003 – AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

ORDEM
INSCRIÇÃO
NOME

0035
4312891-7
SUZY RAMOS SANTOS

CARGO: 199005 - CAPINADOR

ORDEM
INSCRIÇÃO
NOME

0006
4314818-8
JAMISSON ROQUE FERREIRA

CARGO: 302006- VIGILANTE SANITÁRIO

ORDEM
INSCRIÇÃO
NOME

005
4312198-7
JOÃO ARAÚJO BEZERRA

Gabinete do Prefeito Municipal de Propriá/SE

Em 17 de Agosto de 2011

José Américo Lima

Prefeito Municipal

Fonte/Autor: COCS/Propriá

------------------------------------------------------

Renatinho é condenado a prisão por uso indevido de verbas federais


O ex-prefeito do município de Propriá, José Renato Vieira Brandão, conhecido como Renatinho, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5 ª Região (TRF-5) a três anos e três meses de prisão revertidos em prestação de serviços à comunidade e está proibido de exercer cargos públicos pelos próximos cinco anos. Renatinho foi processado pelos crimes de aplicação irregular de verbas públicas, ausência de prestação de contas e dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei na prefeitura de Propriá, no ano de 2004. O ex-prefeito havia sido absolvido pela Justiça Federal de Sergipe e a Quarta Turma do TRF-5 reformou a decisão. A ação que resultou na condenação foi movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) em 2009.

De acordo a denúncia oferecida pelo MPF/SE, o ex-prefeito de Propriá recebeu R$ 136.776,82 de recursos do Governo Federal para execução do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Desse valor, R$ 126.813,33 foram gastos sem licitação e com fracionamento de despesas para a compra de alimentos, livros didáticos e contratação de cursos de capacitação.

A contratação dos cursos de capacitação para os professores de Propriá, de acordo com a denúncia, não tem notas fiscais que comprovem a aplicação dos recursos nem documentos que atestem que os cursos foram realmente realizados. No fim do período do programa, José Renato Vieira Brandão, o Renatinho, mesmo tendo o dever de prestar contas do uso desses recursos junto ao Governo Federal, só atendeu à exigência legal após ser notificado em processo do tribunal de Contas da União (TCU).

Os desembargadores do Tribunal Regional da 5ª região consideraram que o conjunto de provas apresentados pelo MPF demonstra claramente a aplicação indevida dos recursos públicos.

O número do processo é 0006452-46.2009.4.05.8500.

Fonte: NENOTICIAS
-----------------------------------------------------------

Inaugurada nova sede da Jucese em Propriá


Com 25 anos de serviços prestados aos sergipanos, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese), com o apoio da Prefeitura Municipal de Propriá, inaugurou uma nova sede na cidade ribeirinha nesta segunda-feira. O órgão irá beneficiar não só a população de Propriá, mas também dos 14 municípios que integram a região do Baixo São Francisco. O prefeito José Américo Lima (PSC) e parte da equipe de secretários participaram da solenidade na manhã de hoje.

“Ter uma sede da Jucese em Propriá significa um avanço para toda a comunidade da região do Baixo São Francisco, já que os empresários e profissionais de contabilidade não precisarão mais se deslocar até Aracaju para ter acesso aos serviços oferecidos. Por este motivo, não medimos esforços para a instalação da junta em Propriá, tendo em vista que esta é uma cidade-pólo, possui um comércio bastante desenvolvido e há a presença de diversos bancos oficiais”, declarou o prefeito.

José Américo Lima acrescentou ainda que este novo órgão deve fomentar ainda mais a economia municipal, já que os empresários terão redução de custos e, consequentemente, se sentirão mais estimulados a investir. “Nossa administração está pautada no trabalho e no desenvolvimento da nossa população. Portanto, a inauguração da Jucese em Propriá significa mais geração de emprego e renda, através do avanço que teremos na economia local”, acrescentou.

O presidente da Junta Comercial de Sergipe, Vinícius Mazza, agradeceu o empenho dos gestores de Propriá para a instalação da Jucese e destacou os benefícios para a economia local. “O Governo de Sergipe está promovendo a interiorização das juntas comerciais. Hoje, estamos aqui inaugurando a quinta sede e esperamos que até o final do ano inauguremos mais duas. Para que isto ocorresse, nós contamos com todo o apoio dos gestores da Prefeitura de Propriá. Graças a este empenho, o resultado é a inauguração deste órgão, que vai trazer ainda mais desenvolvimento para a economia local”, disse Vinícius.

Em Propriá, a sede da Jucese está localizada à Praça da Bandeira, anexo à Secretaria Municipal de Cultura. O horário de funcionamento será das 7h às 13h. Os serviços oferecidos são:

- Inscrições de empresas.

- Alterações de empresas.

- Extinção de empresas.

- Transformação, Cisão, Fusão e etc.

- Emissão de Certidões simplificadas.

- Emissão de Certidões de Inteiro Teor (cópia).

- Livros Mercantis.

Fonte/Autor: COCS Propriá/Diego Góes/Patrício Lessa/Messias Terre

----------------------------------------------------

Prefeito discute com a CODEVASF situação dos perímetros irrigados


Diante dos problemas que os produtores dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco vêm enfrentando, o prefeito de Propriá, José Américo Lima recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, (18), a visita do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Paulo Viana e discutiram sobre a atual situação.

Segundo Américo, que é conhecedor de todos os problemas que afligem aqueles produtores, novas providências já estão sendo tomadas. “Agora que assumo a prefeitura, começam as cobranças, mas já começamos a promover algumas ações que vão trazer mais agilidade na atenção aos nossos produtores, entre elas, a transformação da Coordenadoria de Atenção à Zona Rural em Secretaria de Agricultura”, disse Américo.

O prefeito ressaltou ainda que: “nosso propósito com esta ação é dar mais atenção, auxiliar e viabilizar a captação de recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual para serem investidos na região. Como também, não podemos admitir que a CODEVASF tenha em seu poder máquinas que custaram uma fortuna e não tenham nenhum operador. Dessa forma, os produtores não estão sendo efetivamente beneficiados com as horas das máquinas. Então, essa situação a companhia tem que resolver com a maior brevidade possível “, frisou o prefeito.

Pelo que foi exposto, Paulo Viana disse que em recente encontro com o Ministro da integração Nacional, Fernando Bezerra, a determinação é para dar prioridade à revitalização do perímetro, no entanto não foram alocados os recursos suficientes para tal. Mesmo assim, segundo o superintendente, a CODEVASF tem feito alguns investimentos que ajudam no dia a dia dos parceleiros e elencou uma série de ações e relacionou várias outras que serão desenvolvidas com a liberação de algumas emendas parlamentares.

O superintendente pediu aos prefeitos da região que lutem juntos, levando projetos e pedindo o auxílio dos governos para dar mais apoio as demandas dos produtores da região. “Precisamos defender os perímetros, mas temos que ter a consciência que é preciso buscar o cultivo de outras culturas, pois só o arroz já não está dando o resultado esperado pelos produtores”, afirmou Viana.

O Secretário de Agricultura de Propriá, Heldes Guimarães disse que o maior problema do homem do campo é a desorganização e a falta de assistência técnica de qualidade. Por este motivo, aproveitou para solicitar uma parceria da CODEVASF na aquisição dos kits de irrigação. “Este material será utilizado para a implementação de programas sustentáveis entre os agricultores. Sobre este assunto, o superintendente nos informou que em breve estará recendo uma boa quantidade desses kits e que tão logo cheguem, Propriá terá prioridade na aquisição dos mesmos”, declarou.

O encontro foi finalizado com a sugestão da criação de um termo de cooperação para aquisição de material e equipamentos entre a CODEVASF e os municípios que compõem os perímetros irrigados. Participaram do encontro, além do prefeito José Américo Lima e do superintendente Paulo Viana, o prefeito do município de Telha, Éris de Melo, o vereador de Propriá, Marcos Oliveira, o Secretário de Agricultura, Heldes Guimarães é técnicos e funcionários da CODEVASF.

Fonte/Autor: COCS Propriá

--------------------------------------------------------

Obra da Rua da Linha deve ser licitada até o final do ano


Novas obras estruturantes de urbanização já estão previstas em Propriá. A nova administração deve dar início nos próximos meses à obra de urbanização da Rua Dom Juvêncio de Brito, mais conhecida como Rua da Linha. De acordo com o projeto, a praça da comunidade também será revitalizada.

“O projeto já está pronto e o recurso já está garantido. Agora, nós vamos encaminhar o projeto para a licitação. Esperamos que até o final do mês a obra já tenha sido iniciada. Esta é uma reivindicação antiga da população que está sendo atendida por esta administração”, afirmou o secretário municipal de Obras, Noílio Baltazar Melo.

Os recursos da ordem de aproximadamente R$ 280 mil, destinados a urbanização da “Rua da Linha” são provenientes da venda de um terreno que a Prefeitura possuía na Rua Gustavo Dórea. “Todo o processo de venda foi acompanhado e autorizado pela Câmara de Vereadores do Município. Esta medida mostra que os parlamentares municipais também estão sensíveis com os problemas enfrentados pela população, já que esta obra é reivindicada há muito tempo”, acrescentou o secretário.

Fonte/Autor: COCS Propriá

-------------------------------------------------------

Propriá avança na Cultura


Novas ações na área da cultura já estão sendo implementadas nesta nova administração em Propriá, a exemplo do resgate do Encontro Cultural, a organização da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, inauguração da Biblioteca Municipal Wolney Leal de Melo, a implantação do telecentro jornalista Jaime Laudário, entre outras.

Quanto à biblioteca, o secretário municipal de Cultura e Meio Ambiente, José Alberto Amorim informou que o espaço já está funcionamento desde o início do mês. Porém, a inauguração deve ocorrer nos próximos 15 dias. Sobre o telecentro, Amorim acrescentou que o ambiente está equipado com 11 computadores, com acesso à internet, à disposição da comunidade e estudantes, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 19h.

Outras ações importantes em benefício da população, ainda segundo o secretário é a busca de parceiros para a troca de informações e execução de projetos. “Já tivemos reuniões com os representantes da Funcaju e Rua da Cultura, em Aracaju. Em nossas conversas já estabelecemos algo importante. Além disso, nós estamos buscando trazer para o município a qualificação profissional, através de oficinas de artes e a implementação da Escola de Música, com aulas de música instrumental e cordas”, disse Amorim.

O Secretário esclareceu ainda que esta administração vai revitalizar o Centro de Cultura e Arte, Florival Santos. “A primeira medida foi a alteração do horário de funcionamento. No sábado e no domingo, por exemplo, o espaço de comercialização de artesanato está aberto nos períodos da manhã, tarde e noite. Isso foi definido justamente por que o maior número de freqüentadores é durante os fins de semana. Portanto, não teria como o centro está fechado em algum dos períodos”, ressaltou.

O novo Secretário Municipal de Cultura e Meio Ambiente, José Alberto Amorim é historiador, pesquisador e pós-graduando em “História da África e cultura Afro-brasileira”.

Fonte/Autor: COCS Propriá/Diego Góes

-------------------------------------------------------

FEDERAÇÃO DE MUNICIPIOS CONSIDERADA LEGAL


A Juíza de Direito Elaine Celina Afra Santos Dutra julgou improcedente a ação anulatória com pedido de liminar impetrada pelas Associações dos Municípios da Região Centro Sul do Estado de Sergipe (AMURCES) e dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), contra a Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco (AMBEVSF).
O objetivo da ação era cancelar a Assembleia convocada pela AMBEVSF, que culminou na criação da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES). Na ação, as duas associações alegaram que o presidente da AMBEVSF, Ricardo Roriz, não teria legitimidade para realizar a convocação e que o edital não obedecera ao prazo mínimo exigido entre a data da convocação e da realização da Assembleia.
Em sua decisão, a magistrada entendeu que o então presidente Ricardo Roriz tinha legitimidade para convocar a Assembleia Geral, visto que se trata de uma entidade representativa dos interesses das prefeituras do Estado de Sergipe em âmbito nacional. Em relação ao prazo contestado pelas impetrantes, a Juíza de Direito argumentou que não há dispositivo regulando a matéria, além de que o ato atingiu o seu objetivo. Prova disso, os autores do processo estiveram cientes e impugnaram o ato através da presente lide cuja liminar foi indeferida.
“Vale ressaltar que o mesmo convocou a dita Assembleia nos termos da sua representatividade, entretanto, estendeu o convite aos demais prefeitos do Estado, com o objetivo de tratar de interesses comuns. Não verifico incompatibilidade com referido procedimento, porquanto não há óbice jurídico a tanto, aliás, se o pretendessem, também teriam legitimidade os Autores para proceder da mesma forma, visto que o objetivo da convocação era tratativa de interesses em comum”, decidiu a magistrada.
Para a juíza Elaine Celina, todo o processo de criação da Fames aconteceu dentro da legalidade, uma vez que ao edital foi dada ampla publicidade e que consta, no processo, lista de presença e elaboração de Estatuto. “Não há que se falar, portanto, em vícios na realização das mesmas”, conclui a magistrada.

EMPAUTA! COMUNICAÇÃO E MARKETING

----------------------------------------------------

Prefeito de Propriá aprova projeto de reforma dos mercados de carne e creais


O prefeito de Propriá, José Américo Lima (PSC) esteve ontem, (15), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDURB), em Aracaju e assinou a aprovação do projeto para a reforma dos mercados de cereais e carnes do município, que será feita em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da cidade. Durante a visita, o gestor municipal aproveitou para acompanhar o andamento dos processos para o início das obras de drenagem e pavimentação do conjunto Maria do Carmo.
“A reforma dos mercados de carne e cereais é uma reivindicação antiga da população. Hoje, viemos aqui, analisamos e aprovamos o projeto da reforma que nos foi apresentado. Pelas informações, até o próximo mês de dezembro, a obra deve estar licitada. Porém, antes disso, o projeto deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros e ADEMA. O fato é que a obra vai acontecer. Por enquanto, só estamos seguindo os trâmites legais”, destacou o prefeito.
José Américo Lima afirmou também que o Estado continua sendo um grande parceiro na administração de Propriá. “Esta será uma grande conquista que a população de Propriá terá em breve. Sem o apoio do Governo do Estado, a reforma se tornaria mais difícil. No entanto, por meio de recursos adquiridos pelo Governo do Estado, através do programa Sergipe Cidades, junto ao BNDES essa obra se torna realidade”, acrescentou.

Empauta

-----------------------------------------------------------

Propriá: Vereadores estão indignados com demissão de Coordenadora do Hospital


Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Propriá, nesta última quinta-feira, 11, o vereador Costinha (PMDB) declarou-se inconformado com a saída da coordenadora administrativo-operacional do Hospital São Vicente de Paula (HSVP), Maria Iolete. Costinha defendeu que a funcionária vinha prestando bons serviços na unidade que atende a toda região do Baixo São Francisco.

“Está saindo uma pessoa de Propriá que fazia um trabalho correto e, em seu lugar, entrará mais uma vez alguém de Aracaju para comandar o hospital, parecendo que não tem ninguém competente para gerir uma instituição daquele porte”, ressaltou o parlamentar. Ele mostrou indicação e, em nome do diretório municipal do PMDB, manifestou total indignação pela saída de uma pessoa competente.

O vereador Aelson dos Santos (PDT) foi solidário ao pensamento do colega parlamentar e também registrou repúdio à situação relatada, protestando em relação à troca de comando do hospital. “O que há nesse hospital são pessoas viciadas e preguiçosas, médicos, enfermeiros e vários servidores preguiçosos. Quando tem alguém que vai botar ordem na casa, essa pessoa é tirada e são colocados outros, que não têm pulso”, lamentou o vereador.

Ele frisou ainda que, no dia em que o promotor Dr. Peterson Almeida avisou que iria fazer uma visita ao HSVP, uma grande quantidade de profissionais da saúde marcou presença na unidade. Segundo Aelson, alguns chegaram a dormir no chão para aguardar a vistoria do promotor, mas no dia seguinte, já não havia quase ninguém para atender às necessidades da população.

O vereador acredita que o motivo da saída de Iolete não tem relação com a denúncia dos funcionários terceirizados do HSVP, que teriam sido convocados pela funcionária para entregar panfletos políticos a mando do ex-prefeito Renato Brandão (o “Renatinho”), contra a renúncia do ex-prefeito Paulo Britto.

Os vereadores Jurandy Sandes (PDT) e Marcos Oliveira (PV) também protestaram contra a maneira como Iolete foi demitida das suas funções. O vereador Costinha informou que Renatinho já se mobilizou para que o funcionário que irá substituir Maria Iolete seja cidadão propriaense. O ex-prefeito posicionou-se a favor de que Propriá tem pessoas competentes para coordenar a instituição.

Rodovia

Na ocasião, durante a ordem do dia, o vereador Costinha apresentou requerimento aos órgãos competentes para a instalação de redutores de velocidade na rodovia Pedro de Medeiros Chaves, trecho que liga Propriá ao município de Telha. O parlamentar argumentou que o fluxo de pessoas no local é intenso, devido à excelente condição em que se encontra a rodovia desde a reforma. Nos últimos meses, o número de vítimas fatais de acidentes aumentou consideravelmente na região. Além disso, Aelson informou que foi procurado por moradores da área para reclamar do grande fluxo de animais na região.


Fonte/Autor: Ascom/Câmara

---------------------------------------------------------

Propriá recebe Encontro de Formação do Programa Escola Ativa


A prefeitura de Propriá, em parceria com o Governo do Estado e outras prefeituras que compõem a DRE 6 realizou nesta quinta e sexta-feira o VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa. O Objetivo deste evento, segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Propriá, Maria do Carmo Freitas é trabalhar o módulo de gestão e tecnologia educacional. Assim como, formar os professores que atuam nas classes onde possuem o programa.

“O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores que atuam diretamente com os estudantes”, disse Maria do Carmo.

“Neste último módulo realizado ontem e hoje nós discutimos temáticas importantes como ‘Educação no Campo – Legislação Vigente e o documento final do CONAE e ’Gestão Financeira da Educação’. Além disso, foram realizados debates e oficinas, com a participação de professores multidisciplinares e foram tratados os informes e encaminhamentos do Programa Escola Ativa”, acrescentou.

Para a coordenadora do Programa Escola Ativa em Propriá, Wilma Alves Feitosa Pinheiro este programa é completo, já que atende a contento os estudantes com defasagem escolar de idade e série. “Pensando nisso, o Governo do Estado abraçou, interiorizou e a intenção é torná-lo uma política pública”, destacou Wilma.

Em Propriá, 82 alunos são beneficiados com o programa Escola Ativa. Os estudantes estão distribuídos nos povoados São Vicente, Santa Cruz, Boa Esperança e no Assentamento Padre Cícero.

Fonte/Autor: COCS Propriá

--------------------------------------------------

Vereadora pede ao município ajuda para o Esporte Clube Propriá


A vereadora Maria Lúcia Mendes, ‘Lúcia de Vado’, solicitou, através de requerimento, ajuda de custo à Prefeitura de Propriá para a equipe do Esporte Clube Propriá. O time estará disputando o Campeonato Estadual da segunda divisão, que começa no próximo dia 20 de agosto.

“Durante a competição, a equipe vai ter dificuldades com despesas, como aluguel da sede, material esportivo, alimentação e salários dos atletas, transporte para os jogos fora do nosso município, FGTS, INSS e tantas outras que podem aparecer durante a competição e só com essa ajuda o time poderá ter o seu objetivo maior alcançado, que é o acesso à 1ª divisão”, disse Lúcia.

O vereador Genival Moreira sugeriu que a ajuda seja de R$ 50 mil por mês. “Quando a gente pede um valor, no mínimo o município corta pela metade. Quem sabe reivindicando R$ 50 mil, a prefeitura libere uma quantia que dê para o time se manter bem na competição”, alegou.

O vereador Marcos Oliveira parabenizou Lúcia de Vado pela autoria do requerimento e destacou a importância de se incentivar o esporte no município e, em especial, o Esporte Clube Propriá, “pois há alguns anos o time não disputa o campeonato e deve ter uma boa ajuda para se manter e ter êxito durante toda a competição”.

O vereador Aelson Santos também elogiou a iniciativa da colega parlamentar, mas advertiu que melhor do que pedir uma quantia esporadicamente, que fosse feito um orçamento para saber quanto o time vai precisar para se manter durante todo o campeonato. “Com esse projeto, além da prefeitura patrocinar o time, seria possível também buscar apoio da iniciativa privada”, sugeriu.

Aelson ficou indignado em saber que entre as despesas que o Propriá terá está o pagamento do aluguel do campo do América para a realização dos jogos na cidade, “Temos que rever essa posição do América, pois sabemos que o campo do Propriá não tem condições de jogo, e o América, ao invés de ajudar, vai dificultar a vida do time que vai representar a nossa cidade”, reivindicou.

Fonte: Bareta

----------------------------------------------------------

Sábado é dia de vacinação contra a Pólio e o Sarampo


A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo sábado, (13), é Dia “D” de vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo. Devem receber a vacina as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil, e as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) para se vacinar contra o sarampo.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, João Fernandes de Britto, todas as unidades de Saúde de Propriá estarão abertas das 8h às 17h. “Todas as unidades de saúde, tanto da sede quanto dos povoados estarão abertas no próximo sábado para a vacinação. É importante que os pais ou responsáveis não deixem de vacinar as crianças e lembrem de levar a carteira de vacinação delas”, disse o secretário.

O período das duas campanhas vai de 13 de agosto a 16 de setembro. O Objetivo da campanha contra o sarampo é vacinar em todos os municípios as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade, indiscriminadamente. No Brasil são mais de 17 milhões de crianças nessa faixa etária. Já a segunda etapa da vacina contra poliomielite (paralisia infantil), tem como objetivo vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus do sarampo circula pelo mundo em cinco continentes. De acordo com o Ministério da Saúde o sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa e é uma das principais causas de morte entre crianças. A vacina, portanto, é a maneira mais eficaz de prevenção e redução das mortes por essa doença. Em 2010 houve casos de sarampo importados ou relacionados à importação, ou seja, pessoas que tiveram fora do País contraíram o vírus. E esses casos vêm crescendo cada vez mais; dados do Ministério da Saúde mostram que de 2001 a 2005 houve 10 casos de sarampo no Brasil, em 2006 foram 57 casos, 2010 chegaram a 68 casos e até hoje já são 17 casos nesse ano.

Fonte: Ministério da Saúde.

Fonte/Autor: COCS Propriá

-----------------------------------------------------

Vereadores de Propriá aprovam projeto que beneficia servidores municipais


A Câmara de Propriá aprovou na sessão do último dia 04 de agosto, projeto de lei encaminhado pelo Executivo que “estende o regime jurídico administrativo aos servidores celetistas, efetua vinculação previdenciária e transforma emprego em cargo público e contém outras disposições”. De acordo com o Art. 1º do PL, que após a sanção do prefeito José Américo passará a ser lei, “os servidores municipais da Administração Direta, admitidos por concurso público e regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, pela presente e para todos os fins de direito, são recepcionados, por transposição, pelo regime jurídico estatutário, disciplinado pela Lei Municipal nº 126/1970 de 21 novembro (Estatuto dos Funcionários do Município de Propriá) e alterações posteriores, aos quais ficarão vinculados, formal, material e juridicamente, inclusive quanto a direitos deveres.”

O caput 1º do projeto estabelece que os servidores transpostos para o regime jurídico estatutário, até da Data de sua publicação, e que já contarem com os 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo de provimento efetivo, serão considerados estáveis para os efeitos desta Lei Complementar e conforme disposto no artigo 41 da Constituição Federal.A lei prevê ainda que os servidores que cumpriram parcialmente o estágio no regime da consolidação das Leis do Trabalho, deverão cumprir o tempo restante no regime jurídico estatutário, atendendo assim, a exigência contida no artigo 41 da Constituição Federal.

A medida beneficia as funções de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, odontólogos e psicólogos, num total de 83 funcionários municipais. Permanecem vinculados ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho os servidores que, na data de publicação da Lei Complementar, encontrarem-se nas situações de aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social; com requisitos de exigibilidade cumpridos para aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, na regra geral ou de transição do Regime Geral de Previdência Social; em idade igual ou superior a 70 (setenta) anos; ou com tempo de contribuição para aposentadoria voluntária igual ou inferior a cinco anos.

A lei aprovada pelos vereadores abre uma brecha para esses servidores, que poderão manifestar sua opção pela transformação do seu emprego em cargo público, “no prazo de 60 dias a contar da data de publicação desta Lei Complementar, devidamente ciente de sua situação especial, de acordo com a Emenda Constitucional nº 20, de 15 de Dezembro de 1998”.


Fonte/Autor: COCS/Propriá

--------------------------------------------------------

José Américo toma decisões importantes à frente da Prefeitura


Com apenas cinco dias à frente da Prefeitura de Propriá, o prefeito José Américo Lima (PSC), já tomou decisões importantes em benefício da população. Uma das primeiras medidas foi a redução de custos no transporte dos pacientes que são conduzidos até Aracaju para procedimentos de Saúde como, Hemodiálise, exames especializados, entre outros. “Agora, estamos fazendo o transporte em duas vans e uma Kombi do próprio município. Somente com esta ação a economia mensal estimada é de R$ 15 mil”, destacou Américo.

Outra ação importante é o reforço na segurança dos prédios públicos municipais. “Já fizemos uma re-arrumação na escala dos guardas municipais e contratamos a policial Graciele para auxiliar o secretário Jean Gledson. É importante frisar que, com o mesmo efetivo, conseguimos deixar profissionais fazendo a segurança dos prédios públicos à noite e nos finais de semana. Durante o dia, os guardas estão localizados apenas nos pontos considerados primordiais. Além disso, iremos promover cursos de capacitação para vigias e vigilantes, com o objetivo é transformá-los em guardas municipais. Esse treinamento será de acordo com o que determina a lei nacional”, acrescentou.

--------------------------------------------------------

Propriá participa de discussões sobre o Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos


Foram lançados na manhã de hoje, (3), no auditório da Codise, em Aracaju, o Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos de Sergipe e da região do Baixo São Francisco, durante Seminário Estadual sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Participaram do evento, o diretor do departamento de desenvolvimento Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, e representantes e prefeitos dos 75 municípios sergipanos. O município de Propriá estava representado pelo secretário municipal de Planejamento, Paulo Britto.

Feito mediante convênio nº 0005/2007 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos com o MMA, o Plano Estadual aponta diretrizes e caminhos para o equacionamento dos problemas provenientes do lixo. Dentre as estratégias, encontra-se a construção de quatro Consórcios Públicos para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, que se baseia na integração de entes federados através de protocolo de intenções.

De acordo com a técnica ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Aline Paixão, dos quatro consórcios sugeridos no plano, dois já estão formados, Agreste/Central e Sul/centro-sul. “O plano do Baixo São Francisco já está bem adiantado. Já foi feita a assinatura do protocolo de intenções e o processo está em fase de ratificação nas câmaras municipais de vereadores para a formação definitiva. É importante ressaltar também que o Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos estabelece que a formação deste consórcio na região do Baixo São Francisco é prioritária. Por conta disso, já existem recursos do Governo Federal para este fim. Até agora, este é o único consórcio que possui recursos para a formação”, destacou Aline Paixão.

No Seminário, também aconteceram discussões a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a participação dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente, e de Estratégias de Fortalecimento dos Consórcios Públicos (MMA/Semarh).

Na avaliação do Secretário de Planejamento de Propriá, Paulo Britto, este seminário é muito importante para se avançar nas discussões sobre o destino do lixo. “Há uma preocupação dos gestores sergipanos quanto ao destino correto do lixo, sem a agressão ao meio ambiente e sem causar problemas sociais à população. Portanto, o município de Propriá sempre estará engajado nesta causa”, disse Britto.

Em discurso, o secretário estadual do Meio Ambiente, Genival Nunes, destacou que as discussões só podem avançar com a união entre o Estado e os municípios. “Cada município deve dar a sua contribuição, porque é através da união entre o Estado e os gestores municipais que poderemos avançar nas discussões e todos saírem ganhando. No que cabe ao Estado, todos os esforços estão sendo disponibilizados”, ressaltou Genival Nunes.

Fonte/Autor: COCS Propriá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages