Viagens - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

4 de abril de 2011

Viagens

Praia de Bitingui


Praia no formato de ferradura, com coqueiros, areias escuras, vila de pescadores, águas tranqüilas e recifes. Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras.

---------------------------------------------------

Praia de Xaréu


Areia fina, mar calmo e azulado, coqueiros e recifes. Essa é Xaréu, mais uma praia tranqüila e preservada do destino Maragogi. Freqüentada por veranistas, é boa para relaxar e curtir o banho de mar.

-----------------------------------------------------------

Praia de Graça Torta


Praia com águas esverdeadas, e uma faixa inclinada de finas areias avermelhadas. Piscinas naturais se formam na maré baixa. Boa para surfe e pesca em alguns trechos.

------------------------------------------------------------

Praia de Barreiras do Boqueirão



Acesso a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto de Pedras. Praia com fontes de água doce, areias claras, mas em alguns trechos pedregosa. Com ondas fortes, de aspecto selvagem.

----------------------------------------------------

Praia de Graça Torta - Maceió/AL


Praia com águas esverdeadas,e uma faixa inclinada de finas areias avermelhadas. Piscinas naturais se formam na maré baixa. Boa para surfe e pesca em alguns trechos.

---------------------------------------------------------

Praia do Riacho Doce


Distante cerca de 10 km do centro da cidade, esta praia possui ondas pequenas, areias macias e claras, além de recifes. Possui pousadas, casas de veraneio, e comidas típicas. Inspirou José Lins do Rego a escrever o romance Riacho Doce.

-------------------------------------------------------

Praia de Pratagi - Mirante da Sereia - Maceió/AL


Praia belíssima, com um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica. Possui ondas fracas, piscinas naturais na maré baixa, além de quiosques rústicos.

-------------------------------------------------------

Praia Saco da Pedra - Maceió/AL


Ao lado da Praia do Francês, com acesso por barco, partindo da Lagoa Manguaba, ou a pé, pela Praia do Francês na maré baixa.

----------------------------------------------------

Jatiúca - Alagoas


Praia urbanizada, com boa infra-estrutura. Conta com hotéis, pousadas, restaurantes, bares, quiosques, ciclovia, pista para caminhada ou corrida, além de equipamentos de ginástica.

-----------------------------------------------------

Praia de Cruz das Almas - Alagoas


Fica distante cerca de 6 km ao norte do centro da cidade. Essa praia surgiu a partir de um cemitério indígena. Suas ondas são altas, boas para o surfe. O mar é agitado. Um dos lados da praia é quase deserto, enquanto em outro existem pousadas, hotéis, bares e restaurantes.

------------------------------------------------

Praia de Pajuçara - Alagoas



Praia das mais requisitadas, com intensa vida noturna. É aqui que acontece o carnaval fora de época. Suas águas são calmas, boas para banho. Jangadas dispostas na orla oferecem passeios até as piscinas naturais.

---------------------------------------------------

Ponta do Mangue - Alagoas



Pequenina, tranqüila e com águas azuis, Ponta do Mangue está entre as mais bonitas da região. Os recifes formam piscinas naturais cheias de peixes. Fica a dez quilômetros da vila.

-------------------------------------------------

Praia de Antunes - Alagoas


Antunes é um lugar simples e maravilhoso, porque é sem igual.

Se há algum lugar no planeta que não pode deixar ser visitado, este lugar certamente se chama Antunes.

Antunes é um simples lugarejo. Na verdade o que existe por lá, é o que não existe em lugar algum. Literalmente falando: existe um caminho pelo mar, que mede três metros de largura por uns dois a três quilômetros mar a dentro, somente quando a maré está baixa. Este caminho aumenta ou diminui, dependendo da faze da lua.

A Praia de Antunes faz parte do complexo de praias de Maragogi, o acesso, é entrando 20m antes do Posto Fiscal (à direita), seis quilômetros após Maragogi, em direção a Pernambuco. Atravessando o vilarejo, sempre em frente, uns 500m, vai sair na praia, aí tem um caminho pelo mar, é chocante. Se preferir, pode ir de bugre a partir de Maragogi. Ou pela praia, sempre na maré baixa. Pode banhar sem medo, a água é limpa e o "fenômeno" dura várias horas. O caminho é de areia, e pequenos pedaços de corais e conchas. Dos lados esquerdo e direito do caminho, a água dá acima do joelho e é cristalina. O lugar parece um sonho.

------------------------------------------------------

 Praia do Dourado / Alagoas


A Praia do Dourado assemelha-se em muitas características com a praia vizinha, Antunes. Tem mar calmo, verde-claro, areia muito branca e é própria para o banho de mar. É ideal para quem quer fugir do agito em geral.

-------------------------------------------------------------

Praia de Barra Grande / Alagoas



A Praia de Barra Grande alia a paisagem de coqueiral e recifes com infra-estrutura de pousadas e hotéis nos arredores. O mar, de águas tranqüilas, é convidativo ao banho e atividades de pesca costumam ser realizadas ali. Em relação à cultura local, o povoado de Barra Grande é antigo, com vila simples de pescadores, casas de veraneio nas proximidades e poucas ruas asfaltadas.

------------------------------------------------------------

Praia da Peroba / Alagoas



Suas areias são finas e batidas, e suas águas são tranqüilas. Possui coqueiros em sua orla e recifes, onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Ótima para mergulhos, conta com boa infra-estrutura de hospedagem, com hotéis e pousadas. É a última praia do litoral norte de Alagoas.

-----------------------------------------------------

São Miguel dos Milagres - Alagoas





O município de São Miguel dos Milagres está situado no litoral norte do Estado de Alagoas, limitado pelos municípios de Porto de Pedras ao norte, e Passo de Camaragibe, ao sul. Toda sua costa faz parte da conhecida Costa dos Corais, com extensas praias onde destacamos as belas piscinas naturais que formam-se entre os recifes de corais. Hoje em dia é um verdadeiro paraíso ecológico e está reconhecido como um dos principais destinos turísticos do Estado.

------------------------------------------------------

Praia de Porto de Pedras - Alagoas



Fica na barra do Rio Manguaba. Suas ondas são fracas, a faixa de areia é estreita, e possui recifes e coqueiros. Com balsa para Pontal, além de um farol de onde se tem uma bela vista da região.

-------------------------------------------------

Barco do Forró é a nova sensação do turismo em Sergipe

Pouco a pouco os convidados foram chegando. O cenário estava convidativo: sol, o tradicional forró pé-de-serra e para quem não se importava com a balança, comidas típicas variadas do período junino, como a pamonha, o beiju de tapioca e o pé-de-moleque. Foi assim, com todo este ambiente, que o Governo do Estado de Sergipe lançou na tarde de ontem, 9, no Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, o Barco do Forró. O novo produto turístico sergipano, que promete ser a sensação deste São João, chega para incrementar e consolidar ainda mais o turismo náutico no Estado.
O estuário do Rio Sergipe, que margeia a capital sergipana, ficou pequeno para tanta animação e alegria dos primeiros participantes. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, idealizador do projeto, o objetivo do Barco do Forró é resgatar a nossa cultura e incentivar ainda mais as opções de passeios pelos rios que cortam o Estado. O São João é uma das festas mais tradicionais de Sergipe e do Nordeste, e nada mais propício lançar o Barco do Forró nesta data tão especial para todos nós nordestinos. É maravilhoso poder observar a nossa bela Aracaju através deste barco, observou Elber. O passeio tem duração de aproximadamente três horas.
Um dos destaques do Barco do Forró, segundo o secretário, foi a escolha dos roteiros. O Rio Sergipe e o Rio Vaza Barris são dois belíssimos cenários para este passeio. Com a saída do Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, o turista pode ver Aracaju e seus traços arquitetônicos em toda a extensão da avenida Ivo do Prado. Já com a saída da Orla Pôr do sol, o segundo roteiro do barco, nós buscamos destacar um dos nossos novos cartões postais da capital, além de atrair ainda mais desenvolvimento para a região, informou.
No passeio inaugural, o catamarã, que tem capacidade para 55 convidados, estava lotado. As bandeirolas e a decoração junina enfeitaram o ´arraiá flutuante´ e deram um toque especial. Já o trio pé-de-serra e o casal de dançarinos, fruto de uma parceria com a Fundação Municipal do Turismo (Funcaju), da prefeitura de Aracaju, embalaram tripulantes que dançaram muito forró com a belíssima vista do por do sol de Aracaju. Está de parabéns o secretário Elber Batalha por esta ideia maravilhosa do Barco do Forró, mais um equipamento para movimentar o turismo em nossa cidade. Tudo o que vier para engrandecer o turismo será bem vindo e terá o nosso apoio, disse Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Parada Cultural

A Parada Cultural do Barco do Forró aconteceu no município da Barra dos Coqueiros. As apresentações do grupo de Samba de Coco, o Grupo da Melhor Idade e os Timbaleiros da Barra, com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), são alguns grupos já confirmados para abrilhantar o passeio durante os 20 dias do projeto. De acordo com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, esta iniciativa da Secretaria de Turismo vai movimentar a economia do município. Para nós, que recebemos turistas de todas as regiões do Brasil neste período junino, é fantástico poder conhecer o estuário do Rio Sergipe e a cultura litorânea vizinha ao rio. Isso vai aumentar o fluxo de vendas do ambulante, do comerciante de bares e restaurantes da nossa cidade, espera o prefeito.
Já para o deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Valadares Filho, a visão empreendedora com a chegada do Barco do Forró, vai gerar dividendos para o turismo de Sergipe. Quero parabenizar o governo do estado, através do secretário Elber Batalha que, com esta visão visionária, vem beneficiando o turismo de Sergipe. Os turistas poderão ver as belezas do nosso rio e da nossa cultura, isso só faz com que o nosso estado cresça a cada vez mais, seja vendido lá fora com muita competência. Como vice-presidente da comissão de turismo e desporto da Câmara dos Deputados e como sergipano que sou, que amo meu estado, agora nós daremos uma guinada ainda maior em nosso turismo, gerando emprego, renda, desenvolvimento e o aquecimento da nossa economia.

Percurso

A embarcação sairá diariamente no Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, às 16h, percorrerá o Rio Sergipe e fará uma parada cultural na cidade da Barra dos Coqueiros. Lá, os turistas poderão conhecer as manifestações culturais do município com apresentações de quadrilhas juninas, grupos de Samba de Côco e Reisado, além de poderem saborear as comidas típicas do período. As saídas da Orla Por do Sol ocorrerão diariamente às 9h e às 14h. Quem quiser aproveitar o passeio pode se informar em qualquer agência de receptivo da capital.

Secretaria de Estado do Turismo - Setur


------------------------------------------------------------

Jequiá da Praia - Alagoas


 Como Chegar:

Jequiá da Praia fica distante 68 km de Maceió, seguindo pela AL 101 Sul.
Seus limites são: ao Norte e Oeste, São Miguel dos Campos; ao Sul e Oeste, Coruripe; ao Nordeste, Roteiro; e ao Leste, o Oceano Atlântico.

Principais características:

Possui uma estação seca de setembro a fevereiro, e chuvosa de março a agosto. As temperaturas costumam oscilar entre 22,5 e 28°C.

A base econômica do município de cerca de 12 mil habitantes é a pesca, agricultura e, ultimamente, o turismo.
O que fazer:

Em Jequiá existe um complexo turístico, com restaurante, música ao vivo, quiosques, banheiros e lojas, que cobra um valor fixo por turista.

Para chegar à praia, mesmo por conta própria, deve-se fazer a travessia pelo rio Jequiá.
Suas praias possuem coqueiros, areias macias, barreiras de recifes e uma beleza indescritível... São boas para pesca e mergulho livre.

---------------------------------------------------------------

Praia do Robalo - Sergipe



A praia é bastante frequentada, possui muitas casas de veraneio e quiosques padronizados.

Ela é reta, com areia escura e batida. As águas possuem ondas fracas e temperatura quente.

-----------------------------------------------------------

Praia de Japaratinga – Alagoas



Com falésias de areias coloridas com até 20m de altura, esta praia possui mar calmo, recifes, areias escuras e batidas, além de coqueiros. Possui boa infra-estrutura turística, com bares e restaurantes de frutos do mar.

----------------------------------------------------------------

Praia de Mosqueiro - SE



Com areias claras e finas e águas quentes, a praia atrai muitos visitantes por ter essa temperatura pouco comum para as águas do mar.

Dentre os muitos bares e resturantes, ao longo da orla, que os visitantes devem conhecer na Praia do Mosqueiro, a dica é fazer passeios de barca e catamarã, até Croa do Goré, ou até a cidade de São Cristóvão, que fica do outro lado do rio Vaza Barris, que deságua no mar da praia.


--------------------------------------------------------------

Praia da Aruana - Aracaju - Se



Aruana é a primeira praia ao londo da Rodovia José Sarney.
Praia reta com areia escura e batida. A água é morna e as ondas são fracas. A paisagem é muito bonita devido aos muitos coqueiros e dunas da praia.

-------------------------------------------------------------

Praia do Refúgio - Aracaju - SE



Rodeada por coqueiros, a praia de areia escura tem formaçõesde dunas ao longo de sua extensão. As águas esverdeadas são tranquilas, o que garante uma diversão ainda maior, e sem muitas preocupações.

Ótima para relaxar, alterna trechos desertos com os grandes condomínios e as casas de veraneio. Tem toda uma infra-estrutura para receber bem os visitantes, para que se aproveite o máximo. Ao longo de toda orla, existem bares e restaurantes que servem as comidas típicas de região, como um bom caranguejo ou uma carne de sol.

Até o caminho para chegar até a Praia do Refúgio é bonito, avistam-se até três praias durante o trajeto. Distante 18kms do centro de Aracaju, deve-se pegar a Avenida Santos Dumont, e através da Passarela do Caranguejo, e chegar até a Rodovia José Sarney.


-------------------------------------------------------------------
Praia de Abais - Sergipe



É uma praia bem longa, com 20kms de extensão, que se localizada no litoral sul do Sergipe. O caminho mais rápido para se chegar até ela, tendo referência Aracaju, é ir até a Ponte Mosqueiro – Caueira e ir até a cidade de Itaporanga D'Ajuda, quando estiver lá, percorrer mais 30kms e encontrará o destino, a Praia de Abaís.

O nome real da praia é Santa Cruz dos Abaís, mas de maneira carinhosa, ela é chamada simplesmente de Abaís. A Praia do Abaís, com ondas relativamente tranquilas, apenas um pouco maior do que o comum, tem areias brancas, que são um convite para visitar a região.

Nessa praia de vila de pescadores, é normal ver a prática de esportes como surf e o kitesurf, devido as condições favoráveis. Além disso, para aproveitar o dia, é possível fazer caminhadas ao longo da extensa orla, e conhecer a Lagoa Azul, muito famosa por ali. Já a noite, é comum, especialmente em épocas festivas, ir até à praça de eventos aonde ocorrem shows.


---------------------------------------------------------------------------

Praia de Atalaia - Aracaju - SE



Com 6kms de extensão, é uma das praias mais procuradas da capital Aracaju, e com melhor estrutura para receber os visitante. Há somente 9kms do centro da cidade, é um dos lugares mais bonitos da região.

O mar da Praia do Atalaia é bem calmo, e junto com uma longa faixa de areia bem fina, compõe um cenário de cartão – postal. É o tipo de praia que toda familia pode aproveitar com tranquilidade, tanto na parte da manhã, quanto a noite, opções de diversão não faltam.

A Orla de Atalaia é bastante voltada para o turismo, preocupando-se em atender bem todos aqueles que forem conhecer a praia. Um dos principais lugares para curtir a noite em Sergipe, que possui quadras poliesportivas e uma grande variedade de restaurante e bares, oferecendo o melhor da típica comida sergipana.

Para o lazer enquanto estiver na Praia do Atalaia, vistie o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, a Fonte Luminosa, o Farol, o Oceanário,e é claro, a Passarela dp Caranguejo. Essa passarela está bem próxima ao mar, e como é de se imaginar, por causa do nome, as pessoas vão até lá, para comer um bom caranguejo.


----------------------------------------------------------------------

Praia dos Artistas - Sergipe - SE



Também conhecida como Havaizinho, é o paraíso para os surfistas. As fortes ondas que agitam o mar da praia são um atrativo e tanto para quem gosta de praticar o esporte. Muito em função disso, ela está sempre bem movimentada.

Pescar é uma outra atividade também comum nessa região que fica ao lado da Praia do Atalaia, com ose fosse uma continuação, tanto que para chegar até ela, é só seguir a pé ou de carro, até o final do Atalaia.

Apesar de ter uma boa estrutura em relação a quiosques, bares e outros serviços, a procura pela praia vizinha é maior, porque as condições dela são um pouco melhores. Conta com uma variedade maior de serviços e eventos.

-----------------------------------------------------
Praia de Maragogi - Alagoas



O Município de Maragogi faz divisa com o estado de Pernambuco. De Maceió, chega-se seguindo pela AL-101 Norte continuando pela AL-413. É necessário virar à esquerda na AL-435 e continuar pela AL-101 Norte. Distante cerca de 127 km da capital. Localizada próxima ao rio Maragogi, suas águas são fracas, claras e mornas e as areias, finas e batidas. Boa para mergulho junto às galés, piscinas naturais formadas na maré baixa. Daqui saem os passeios de barco para as galés. Com boa infra-estrutura, composta de restaurantes, bares e lojas de artesanato muito freqüentada.


--------------------------------------------------------------------
Praia do Saco - Sergipe - SE 
 


Localizada no litoral sul de Sergipe, a Praia do Saco encontra-se perto da foz do Rio Real, que desagua no mar, e permite, do outro lado avistar a Bahia. É uma combinação perfeita, rio e mar, com vista para dois estados considedos bem ricos em relação a beleza natural.

Muito procurada por pescadores, tem um mar azul, esverdeado, que junto as areias claras, transformam o local num verdadeiro paraíso. Justamente por ser uma região com ecossitema tão diverso, a praia está numa área de proteção ambiental.

Quem for visitar a Praia do Saco deve aproveitar os bares e restaurantes ao longo da orla, mas também fazer um passeio de bugre pelas dunas, pescar, praticas kitesurf, caminhar, e passear de catamarã, até o outro lado do Rio Real, Bahia, conhecendo o ecossistema que cerca a região.

-----------------------------------------------------------------------
Praias de Barra do São Miguel - Maceió / AL



Localizada a apenas 34 km de Maceió, capital do estado, Barra de São Miguel é um dos balneários mais badalados de Alagoas, oferecendo belas praias, passeios turísticos interessantes e boas opções de hotéis e pousadas.
Boa parte da praia principal de Barra de São Miguel possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas, cristalinas e azuis.

Durante a maré alta e no trecho esquerdo da praia, onde não existe a proteção dos arrecifes, as ondas fortes são propícias à prática de surfe. Do outro lado da barra, margeando a faixa de areia, a Lagoa do Roteiro tem um vasto manguezal intocado.

Do Mirante Alto de Santana, é possível ver o magnífico cenário de Barra de São Miguel, onde sobressai o intenso azul do oceano, junto à barra ornamentada por coqueirais plantados em toda a orla, até Maceió.

Variados tipos de embarcação, entre jangadas, saveiros, escunas e catamarãs, levam os turistas até os arrecifes, para ver as formações esculpidas pelo trabalho incessante das águas sobre as rochas. Na Ilha Três Corações, o mar adquire tons avermelhados, a partir de seu encontro com o Rio Niquim, um espetáculo que causa verdadeira comoção em Barra de São Miguel.

O destino mais procurado, porém, fica a cerca de 10 km de distância. Encravada entre coqueiros a perder de vista, no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar azul, revela-se a paradisíaca Praia do Gunga, um pontal que, na verdade, forma duas praias distintas.

De um lado, mar aberto, com ondas na maré alta, de outro, as águas sempre serenas da foz da Lagoa do Roteiro. Boa tanto para banho como para mergulho livre nas piscinas naturais, quando a maré baixa, a famosa praia está localizada em propriedade particular, que oferece uma excelente estrutura de lazer. Do alto do Mirante do Gunga, a vista é simplesmente deslumbrante.

Cerca de 28 km ao sul de Barra de São Miguel, na Praia da Lagoa Azeda, uma vila de pescadores foi erguida entre o paredão de falésias e o mar. Além da praia, protegida por arrecifes, e da Lagoa de Jequiá, a terceira maior do estado, com 18 km de extensão, o maior atrativo é o naufrágio do Itapajé, navio afundado por um submarino alemão em 1943.

Passando por diversas praias ao longo da costa atlântica, chega-se à Barra do Jequiá, também chamada de Duas Barras ou Dunas de Marapé. Lugar onde o Rio Jequiá, cercado por mangues, encontra o mar, tem dunas de areia branquíssima e praias espetaculares, com as águas mais límpidas da região.




--------------------------------------------------------------------------
Praia da Caueira - Sergipe - SE 



 
Chega-se até essa praia que fica a 30kms da capital, de duas maneiras. Por mar, através de uma travessia de balsa, ou pela estrada via BR-101, já que a praia fica na cidade de Itaporanga D'Ajuda.

Com uma movimentação enorme na alçta temporada, verão, e nos finais de semana, a Praia da Caueira tem águas escuras, com ondas bem fortes, ótimas para sufar, fazer bodyboard e até kitesurf. Para quem não gosta muito desse tipo de esporte, a dica é fazer longas caminhadas, na orla simples, que tem uma arquitetura que lembra o mar.

O que não se pode deixar de fazer na Praia, é ir a um dos bares ou restaurantes e não pedir a especialidade da região, os mariscos, como por exemplo, catado de aratu, um dos pratos mais famosos do local. Depois é só se deliciar com a comida, admirando a paisagem cercada de dunas e muitas plantas.
 
----------------------------------------------------------------------------
Parque Timbó


O Parque Timbó ocupa uma área de 90 hectares, com grande área verde, com muita água corrente e natural onde seus freqüentadores podem desfrutar do turismo ecológico e rural.
Horário de Funcionamento

Sábado, domingo e feriados das 8h às 17h.
Durante a semana com prévio acerto, mínimo de 100 pessoas.

Não funcionamos nos meses de JULHO E AGOSTO

Estrutura e atrações do Parque

- CHALÉS - com hospedagem para 5 pessoas, 2 quartos ( sendo 1 de casal e 1 com três camas de solteiro), sala, banheiro, cozinha, geladeira, fogão, pratos, talheres e panelas. A pessoa deve levar roupa de cama e banho e material de limpeza. Opcional é levar rede e televisão
- CHALÉS - Casas para até 15 pessoas, casas bem amplas e estruturadas.

----------------------------------------------------------------
Praia da Costa - Barra dos Coqueiros



Até pouco tempo atrás, a Praia da Costa era completamente deserta. Hoje percebe-se movimento por causa de um resort instalado no local.

Situada entre Atalaia Nova e a Praia de Jatobá, possui mar aberto e vegetação rasteira. A prática de kitesurf tem sido estimulada na região.

---------------------------------------------------------------------

Praia do Francês Alagoas



Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.
Sua principal praia, inicialmente chamada Porto dos Franceses, está cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe.

No entanto, do lado esquerdo, é protegida por uma barreira de arrecifes, que, na maré baixa, forma uma grande piscina natural, de águas calmas, mornas e transparentes, cujo tom varia do azul ao verde e convida ao mergulho e à contemplação.
De areia clara, fina e fofa, com muitas barracas erguidas na orla, a célebre Praia do Francês, que já foi considerada uma das mais bonitas da região, hoje em dia recebe bastante movimento, principalmente nos finais de semana.

À direita, o trecho de mar aberto consagrado pelos surfistas, é mais sossegado.

Quem gosta de tranqüilidade, deve visitar a Praia do Saco da Pedra, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada a pé, pela própria Praia do Francês, na maré baixa, ou de carro, passando por propriedades particulares.

De areia fina, recifes e água tépida e cristalina, possui muitos coqueirais em meio à vegetação nativa.

Outra opção de acesso à Praia do Saco, como é mais conhecida, se faz através de passeios de barco pela Lagoa Manguaba, de águas mornas e muito ricas em fauna e flora.

Os roteiros costumam incluir a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do país, com mais de 12 km² de superfície, pouso de aves migratórias e também inserida na Reserva de Saco da Pedra.
Praia do Francês pertence ao município de Marechal Deodoro, banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba, cujo centro, afastado cerca de 7 km da costa, é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Nessa antiga capital de Alagoas, nasceu Deodoro da Fonseca, o chefe militar que, em 1889, liderou o golpe que proclamou a república e destronou o imperador, tornando-se o primeiro presidente do Brasil.

A casa, em estilo colonial, onde nasceu o marechal que dá nome à cidade, foi transformada em museu e preserva a fachada ainda intacta.

Várias construções de grande valor histórico e arquitetônico, algumas delas em ruínas, também guardam traços originais, como o Convento e Igreja de Santa Maria Madalena, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, todas datadas do século XVII.
A página de Praia do Francês terá informações de onde ficar, o que fazer, onde comer, como chegar, praias, passeios, outras praias, bem-estar, esportes, lazer e cultura, arte, compras, serviços, imóveis, eventos, dados gerais, história, imagens, mapas, telefones úteis, links, arredores, imagens de satélite, previsão do tempo, índice de raios UV, tábuas de marés, ondas e ventos, fases da lua, nascente e poente e muito mais.

-----------------------------------------------------------------
Japaratuba (SE) - Banho do Prata e Bispo do Rosário



Japaratuba (SE) reserva um pouco da história de nascimento do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, das manifestações folclóricas de Sergipe e é onde está o Banho do Prata, uma lagoa de águas cristalinas, localizada a pouco mais de 6km da sede.

O passeio pode ser feito em consonância com a praia de Pirambu. De lá até a sede
municipal, Japaratuba, o turista percorre uma rodovia de pouco mais de 20km, passando por povoados, coqueirais e restinga de Mata Atlântica.

Seis quilômetros antes de chegar a Japaratuba há um acesso à esquerda para a fazenda Timbó, onde localiza a primeira parada: o Banho do Prata. O pequeno balneário não possui estrutura suficiente para provocar uma agradável surpresa aos turistas mais exigentes, porém, sombra e água fresca resumem bem o Prata.

O nascedouro de águas cristalinas e quentes revela-se através de uma pequena lagoa onde nos finais de semana japaratubenses e visitantes fazem da localidade um balneário de diversão e relaxamento. Quando há pouco movimento de banhistas no lago, as
águas da nascente refletem a luz do sol mostrando sua transparência e peixes logo aparecem ao fundo d'água.

A localidade é desenhada por árvores, onde se pode acampar e passar um dia de lazer. Porém, não é bom esquecer, o balneário fica em fazenda particular. Por conta desta questão, há uma pendenga entre o poder público municipal, estadual e os proprietários por divergências quanto à desapropriação e melhora da infraestrutura.

Enquanto não se resolve e o nascedouro permanece esquecido como ponto de interesse turístico, as águas do Banho do Prata continuam correndo transparente, porém, há evidências de lixo por toda parte e dos cinco bares  precariamente instalados no local, um já fechou suas portas.


Mesmo assim esqueça as desavenças e saboreie uma moqueca de peixe e água de coco bem gelada ou até mesmo acompanhada de uma cervejinha em um dos quiosques. O melhor relaxar e aproveitar horas de relax. 


--------------------------------------------------------------------
Praia de Pirambú (Sergipe)


Lagoas extensas, praias, dunas e manguezais, esta é a paisagem da região. A maior parte destas belezas está dentro da Reserva Biológica Santa Isabel. Com 45 km de extensão de praia foi criada para proteger a natureza típica local. É também área de desova de tartarugas marinhas, por isso foi instalada na Reserva uma base do Projeto Tamar. Uma boa opção de passeio é o que os técnicos do Projeto promovem por meio de barco pelo estuário do rio Japaratuba, onde se pode observar o ambiente do mangue com caranguejos, guaiamuns, garças, etc. Pirambu fica a 29 km de Aracaju.
Com trechos desertos, belas paisagens, dunas e mar com ondas fortes, Pirambu é uma das praias mais conhecidas pelos sergipanos. Além de curtir sol e mar, a atração do local é a base do projeto Tamar que monitora desova de tartarugas marinhas e realiza ações de conscientização ambiental.

------------------------------------------------------------------
Passeio de barco ao cânion do Xingó (Rio São Francisco)




As embarcações – escuna ou catamarã – partem da cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju.  O passeio acontece na parte represada do rio São Francisco e leva aos imponentes cânions do Xingó, incluindo paradas para mergulho em meio às águas verdes e cristalinas.

_____________________________________________________________

Praia da Adutora (SE) – Diversão entre Propriá e Telha


São poucas as praias de água doce em Sergipe e uma delas fica no município de Telha (SE), na divisa com Propriá, localizada no Baixo São Francisco: a praia de Adutora.


Tão logo chega às margens do rio São Francisco, percebe-se que a praia da Adutora, no município de Telha (SE), guarda um dia de diversão e contemplação da natureza. A prainha fica a pouco mais de 97 km da capital, Aracaju, e tem esse nome por abrigar a adutora da Companhia de Saneamento de Sergipe que capta água para abastecer a região e parte da capital sergipana.
A Adutora possui pouco mais de 15 bares, com infraestrutura rústica, mas que proporcionam momentos de lazer, além de disponibilizar uma bela vista panorâmica de Porto Real do Colégio (AL). Por possuir águas esverdeadas e limpa, vegetação pluvial convidativa à conemplaçã e ser propícia ao banho, a Adutora atrai milhares de visitantes no final de semana, ávidos por muita descontração, passeio de canoa e aperitivos à base de peixes e camarões de água doce.
Há um estacionamento onde nos finais de semana diversos ônibus competem com automóveis de passeio, porém, nada que impeça encontrar uma vaga.
A diversão está garantida ao alugar bóias, ou melhor, câmaras de ar de pneus de caminhão, por apenas R$ 1, meia hora. Turistas e ribeirinhos se divertem saltando das bóias e deixando que a correnteza os levem pela margem do rio, mas cuidado, a afirmação de que o rio é traiçoeiro soa como um freio para àqueles que não conhecem bem o rio São Francisco. A correnteza em algumas partes pode ser bastante perigosa.
Cuidados à parte, o melhor é ficar embaixo de uma dos sombreiros e solicitar ao garçom que disponibilize uma mesa dentro da água. O pedido é aceito e os ribeirinhos tratam-lhe como rei, disponibilizando um banquete baseado a camarão, peixes, carne do sol do município do Cedro de São João e até pitu (camarão típico de água doce) ou postas de surubim (peixe de água doce bastante apreciado nas regiões ribeirinhas).
Caso prefira, o banquete pode ser preparado e servido nos barcos tipo “to-to-tó”. O aluguel da embarcação varia de R$ 5, por pessoa, ou R$ 50, a depender do tipo de embarcação e qual o passeio que quer fazer. Geralmente os banhistas que costumam freqüentar a prainha alugam pequenas lanchas que passam pelas ilhotas da região e vai até Porto Real do Colégio, mas prefira embarcações maiores e mais seguras.
Ao retornar do passeio de barco, a cidade de Propriá lhe aguarda. A estrada entre a prainha e Propriá é margeada de arrozais e contempla-se uma agradável vista do rio São Francisco com a ponte de Integração. Aproveite para conheça a catedral diocesana e a região da orlinha da cidade. O final de semana é de “sombra e água” fresca à beira do rio São Francisco.

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages