Venda de importados cresce 10,5% em setembro - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

15 de outubro de 2011

Venda de importados cresce 10,5% em setembro

Segundo Abeiva, consumidores correram para fechar negócio com IPI antigo; KIA lidera ranking de vendas


A venda de veículos importados avançou 10,5% em setembro. No total, foram emplacados 22.569 automóveis de marcas associadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos), cerca de 2.149 unidades a mais em relação ao mês de agosto. Em comparação ao mês de setembro do ano passado, a alta chega a 90,8%.

Entre as marcas que mais venderam, a coreana Kia se destaca no topo do ranking, com R$ 9.054 unidades, seguida pelas chinesas Chery, com 2.992 carros, e JAC, com 2.935 . A alemã BMW aparece em quarto lugar, com 1.368 carros emplacados. Já o título de modelo preferido dos consumidores ficou com o Kia Soul, que teve 2.061 unidades emplacadas. A marca que menos vendeu em setembro foi a Lamborghini, que emplacou apenas dois Gallardo.

De acordo com a instituição, o resultado é explicado pela elevação de até 55% do IPI (Imposto sobre produtos importados) para carros importados. “Nossa expectativa para setembro era de ficar entre 16 mil e 18 mil unidades emplacadas, mas, com o anúncio do decreto, houve uma corrida às concessionárias, já que o estoque na rede de revenda estava garantido com preços sem o repasse de 30 pontos porcentuais do IPI”, explica José Luiz Gandini, presidente da Abeiva.

Os bons números não deverão permanecer pelos próximos meses. Com os preços mais altos, a associação espera uma queda significativa nas vendas. “As filiadas vão, cada qual à sua maneira, permanecer ativas no mercado brasileiro. Vamos tentar majorar com o menor porcentual possível, já pensando em 2013. Espero que não mudem as regras do jogo ao final de 2012, prazo de validade do decreto”, pondera Gandini.

Por: Auto News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages