A agonia da Prainha (Praia do Boy) de Propriá - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

8 de novembro de 2011

A agonia da Prainha (Praia do Boy) de Propriá



A Praia do Boy de Propriá, conhecida como “Prainha”, por muitos anos foi um local bastante visitado por banhistas locais e das cidades circunvizinhas, trata-se de uma Praia as margens do Rio São Francisco, que compreende uma faixa que percorre 200 m de areia própria para banho, e campos para a prática de esportes como Futebol, e Voleibol. Todos os finais de semana era parada obrigatória para banhistas vindos de todas as partes do Brasil em caravanas, o mesmo é equipados com 5 quiosques que proporcionam além de um banho um ambiente de lazer, festa e descontração para a população.


Hoje a realidade desta Praia que encantava os cidadãos Propriaenses e seus visitantes é outra, em virtude da erosão de suas margens, a falta de manutenção de esgotos, e um cuidado da Prefeitura para com esse atrativo Turistico do nosso Município, hoje a praia vive um retrato de agonia, solidão e descaso.

Hoje a praia e restrita apenas para banhistas que sabem nadar, pois o local que hoje existe é um espaço para banho de aproximadamente 3m², e também a pratica de esportes fluviais, e da pesca esportiva, raramente, quando caravanas vem a nossa Praia, só não ocorre tragédias por conta do desnível da areia em relação a profundidade, ou seja buracos, porque em nosso Município trabalham 3 Guardas Vidas super treinados que atuam para socorrer os banhistas visitantes que desconhecem a periculosidade da nossa Praia.


A Praia é toda sinalizada com bandeiras vermelha de Perigo, pois até mesmo no local citado para banho ha sim, perigo de afogamento, já nas faixas de terras existem hoje 2 bueiros sem manutenção que escoam e conseqüentemente derramam sua água contaminada em plena passagem dos banhistas, expondo os mesmo a contaminação por germes e bactérias, sendo também um espaço para a proliferação do mosquito da dengue, afetando assim a Saúde pública do Município. A algum tempo também a Secretaria de Obras de Propriá concluiu a 1ª etapa da Orla de Propriá onde alguns destroços desta obra ainda se encontra depositadas nas margens da prainha tirando ainda mas a beleza desta linda praia que embelezava a todos pelo seu espaço amplo destinadas as famílias e um importante centro de Turismo do nosso Município.


No papel há um grande projeto de revitalização para a Prainha de Propriá, com construção de quadras esportivas, a reorganização dos quiosques, e a revitalização de toda margem da praia, transformando este retrato de solidão, em um novo retrato voltando a ser como antes , mas este projeto hoje se encontra arquivado sem prazo nenhum de inicio e termino.

Propriaenses indignados com esse fato alegam que “hoje o único espaço próprio para banho próximo ao nosso Município é a praia da Adutora no município de Telha”, então as grandes Caravanas que vinham prestigiar nossa cidade, hoje, são direcionadas a esta outra Praia, perca tremenda para o Turismo do nosso Município.

Com a proximidade da Festa de Maior tradição e devoção do Município, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que ocorre sempre no último domingo do mês de Janeiro a realidade ainda é a mesma, já alguns anos que Turistas de toda parte do Brasil chegam ao nosso Município e encontra a Praia em total abandono, obrigando os Salva Vidas, a ter atenção redobrada, para que não haja novas tragédias e perdas para as famílias, em virtude da gigantesca aglomeração de pessoas nesta data.

Então desde já, os cidadãos Propriaenses cobram ao competente atual Executivo providências para essa triste realidade, pois não podemos de forma alguma continuar empurrando com a barriga este problema que assombra a Bela Propriá há algum tempo.

Por: JM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages