Cuidado, doença do Caramujo volta a atacar no Baixo São Francisco - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

18 de novembro de 2011

Cuidado, doença do Caramujo volta a atacar no Baixo São Francisco


A equistossomose mais conhecida como barriga d’agua ou doença do caramujo volta a atacar nos municípios do Baixo São Francisco, aqui em nosso município ocorreram 3 casos da doença, vale apena lembrar que esta doença é letal se não descoberta e tratada.
Como se contamina com essa doença?

Tendo contato com água onde tem caramujos contaminados com larvas do verme Schistossoma mansoni em banhos, lavagem de roupa, pesca, etc.,

Os caramujos são contaminados na água onde se despejam esgotos ou quando as fezes das pessoas são feitas próximo a rios, riachos, represas ou lagos e carregadas pelas chuvas e enxurradas. Os ovos do verme Schistossoma mansoni saem junto com as fezes da pessoa doente. Quando caem na água saem embriões (miracídios) de dentro dos ovos e entram no caramujo, onde crescem e viram larvas (cercárias), as larvas do Schistossoma mansoni, chamadas de cercárias, saem do caramujo e entram no corpo pela pele das pessoas que têm contato com essa água.

O que o contaminado sente?

Coceira e sensação permanente, náusea, vermelhidão na pele, vômitos, fraqueza, emagrecimento, diarréia.
Muita gente tem esquistossomose e não sabe, Se não for descoberta e tratada, a doença piora e a pessoa pode ter um ou mais destes sintomas:

Fezes (escuras) com sangue, vômito com sangue, barriga d’água, figado e baço aumentados, varizes dentro do esôfago e paralisia.

Como saber se a pessoa tem a doença?

Através de exames nas unidades de saúde

Como tratar?

Com medicamento, vá logo a um posto de saúde mais próximo para que seja tomada as devidas providências.

Por: JM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages