Matrículas no ensino superior crescem 6,7% em todo o país - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

6 de novembro de 2011

Matrículas no ensino superior crescem 6,7% em todo o país



O ensino superior no país atingiu a marca de 6,38 milhões de estudantes em 2010, segundo o Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação – Mec. O crescimento foi de 6,7% em relação a 2009, mostrando que a meta do governo, de atingir 10 milhões de matrículas em 2020, está próxima de ser alcançada.

Para o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o crescimento das matrículas deverá ser maior nos próximos anos. Isso porque, segundo ele, a expansão das vagas nas universidades federais, iniciada em 2007, ainda não se consolidou. “Esses programas já garantiram um aumento, mas ele será ainda maior nos últimos anos. O alicerce está perfeito e as coisas estão caminhando dentro de um projeto estruturado”, avaliou.

As instituições públicas de ensino superior foram responsáveis por 310 mil novas matrículas e o setor privado por 120 mil, totalizando 430 mil novos estudantes.

Ainda que haja um aumento nas vagas das universidades públicas, o secretário considerou que não será possível atingir a marca de 10 milhões de estudantes no ensino superior sem o setor privado. Como as mensalidades ainda são inacessíveis para boa parte do público que está fora do ensino superior, a aposta do ministério é na expansão das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages