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7 de dezembro de 2011

José Américo participa de Seminário Transparência Governamental

 
Na manhã desta terça-feira, 6, foi realizado o Seminário Transparência Governamental, no auditório do SEBRAE. O evento foi uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (AMURCES) e da Associação dos Municípios do Baixo Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO) em parceria com o Instituto de Pesquisas Municipais (IPM Brasil). O prefeito de Propriá, José Américo Lima participou ativamente do evento.

Com o objetivo de subsidiar as administrações municipais com relação às atribuições e competências na gestão pública, o seminário reuniu prefeitos, vereadores, secretários e outros profissionais da área. O prefeito de Poço Verde e presidente da AMURCES, Antônio da Fonseca Dórea ( o Toinho de Dorinha) e o prefeito da Barra dos Coqueiros e presidente da AMBARCO, Gilson dos Anjos, fizeram a abertura do evento chamando a atenção para a importância de manter os gestores públicos bem informados.

Para Toinho de Dorinha, um prefeito municipal deve honrar o compromisso de deixar organizado tudo o que foi arrecadado em sua administração para o próximo gestor. "Agindo assim, ficamos com a consciência limpa e a certeza do dever cumprido. As associações, por sua vez, devem arcar também com suas responsabilidades, para que possamos desempenhar nosso trabalho da melhor forma possível", ressalta, frisando que o ano de 2012 promete ser movimentado, o que exige maiores cuidados por parte de todos.

"Hoje a responsabilidade dos gestores é maior ainda, devido à atuação de diversos órgãos de controle, a cada dia mais aperfeiçoados. Algumas prefeituras sofrem muito com essa pressão. Como solução, passamos a capacitar nossos servidores efetivos, que ficam na administração independente do gestor", acrescenta Toinho de Dorinha.

O prefeito Gilson dos Anjos reforçou que desde o início dos mandatos, levar conhecimento através de palestras e capacitações tem sido uma das prioridades das associações municipais. "As palestras são de grande relevância para todos os envolvidos na administração pública", destacou o presidente da AMBARCO, acrescentando que a digitalização é um processo necessário e urgente para a prestação de contas. "A digitalização tornou-se uma ferramenta essencial à administração pública, para que não venhamos a ter problemas com as contas e órgãos de fiscalização", frisou.

A digitalização como ferramenta relevante foi abordada pelo presidente do IPM Brasil, Rubensmag Rodrigues. O superintendente da CAIXA em Sergipe, Luciano Pimentel, e o gerente regional do Governo e do Judiciário, Marco Antônio Queiroz, esclareceram o Programa Nacional de Habitação Rural. A diretora jurídica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Elena Garrigo, e o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves da Silva, ministraram uma palestra tratando das responsabilidades e atribuições dos prefeitos municipais no último ano de mandato. Encerrando o encontro, o consultor do SEBRAE Brasília, Rômulo Giuseppe, falou da Lei Geral, de grande importância para a proliferação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas, o que impulsiona a economia local e contribui para o desenvolvimento territorial.

Fonte/Autor: COCS Propriá

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