Prefeito José Américo lança o Bolsa Propriá - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

30 de dezembro de 2011

Prefeito José Américo lança o Bolsa Propriá


Como última ação deste ano, o prefeito de Propriá José Américo Lima (PSC) realizou no final da tarde de hoje, (30), a solenidade de lançamento do Bolsa Propriá, programa municipal de transferência de renda que vai contemplar neste primeiro momento 122 famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. A meta dos gestores públicos municipais é estender o benefício a 500 famílias.

De acordo com o que prevê o projeto, cada família beneficiada receberá mensalmente um valor correspondente a um 1/6 do salário mínimo vigente (R$ 90,85). Os beneficiários são selecionados pelo Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal em sua demanda reprimida, ou seja, famílias, que ainda não estão contempladas pelo Programa Bolsa Família.

Para receber o pagamento do Bolsa Propriá, os beneficiários deverão atender alguns critérios; residir no Município de Propriá/SE, possuir renda per capta de até 1/6 do salário mínimo e não ser funcionário público de nenhuma esfera de governo, como também qualquer outro vínculo empregatício, e ainda aposentados e beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social e ser cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, mas ainda não ser beneficiário do Programa Bolsa Família.

O Bolsa Propriá estabelece ainda que a permanência da família no programa ficará condicionada a participar dos eventos convocados pela SEMAST, a renda per capta familiar não ultrapassar 1/6 do salário mínimo e havendo falta injustificada a 3(três) eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social, será suspenso o Pagamento da Bolsa até a regularização da participação. Além disso, é preciso manter os filhos em idade escolar, regularmente matriculados e freqüentando a escola.

“Este é um sonho de muitos anos, que foi realizado hoje. Antes de ser político eu já realizava um trabalho de ajudar pessoas menos favorecidas e agora, depois de 5 meses como prefeito, tenho a possibilidade de ajudar muito mais pessoas que precisam do auxilio da prefeitura. O Bola Propriá é um programa parecido com o bolsa família, hoje 122 pessoas estão sendo contempladas, mas vamos chegar aos 500 benefícios que é a nossa meta”, afirmou o prefeito José Américo Lima.

A Secretária Municipal de assistência Social, Rosangela Lima acrescentou que este programa é um reforço a vontade da presidenta Dilma em erradicar a pobreza. “Nós estamos fazendo a nossa parte. Quero dizer ainda que, para aqueles que ainda não receberam esse benefício, podem ficar tranqüilos, já que nós estaremos com as nossas equipes prontas para auxiliar a todos que se enquadram no perfil do programa”, ressaltou Rosângela.

A coordenadora do Bolsa Propriá, Eliana da Silva, justificou que apenas 25% do total de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social estão aptas a receber o benefício. “Mais pessoas ainda não foram contempladas por não estarem com toda documentação necessária e algumas por não se enquadrarem nas exigências para a realização do cadastro. Portanto, vamos ampliar gradativamente o número de famílias beneficiadas. É importante ressaltar também que no próximo mês todos os beneficiários receberão um cartão magnético para sacar os valores do benefício numa agência bancária”, frisou.

Fonte/Autor: COCS Propriá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages