Convite para 2013 Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Propriá - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

30 de janeiro de 2012

Convite para 2013 Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Propriá


A grandiosa e tradicional Festa do Bom Jesus encerrou-se ontem com chave de ouro, com a grande procissão fluvial nas margens do Rio São Francisco, festa esta que superou as expectativas dos organizadores do evento, importando pessoas de todos os lugares do país, este ano além de uma perfeita organização, fazendo ai a referência a segurança que fique cravado nos anais da história, que a festa do Bom Jesus dos Navegantes foi a melhor e a mais segura de todos os tempos, digo que nenhuma ocorrência de morte foi relatada, repito "nenhuma", nos primeiros dias dos eventos a população ficaram meio que receosos para ir prestigiar o evento, já no dia seguinte apos ser divulgado em toda imprensa que não havia acontecido nada de pior com ninguém, a historia foi outra, a praça de vento se tornou pequena pra tanta gente, um belíssimo evento com uma grande programação de bandas consagradas mesclando com grandes bandas da nossa terra e tudo isso proporcionando a máxima segurança, com a guarda da Caatinga, Marinha do Brasil, Guarda Municipal, PM/SE e Coe.

Todas os turistas entrevistados alegaram que nunca viram uma festa tão segura e organizada, e que certamente irão vir na próxima Festa do Bom Jesus, queremos também ressalta o belíssimo trabalho, da Paróquia de Propriá e a Diocese que como todo ano proporcionam a todos cidadãos uma festa linda, de fé e devoção ao Bom Jesus.

Com a presença do prefeito, José Américo Lima, do vice-governador, Jackson Barreto e diversas autoridades do Baixo São Francisco, dezenas de embarcações, lotadas de fiéis, acompanharam a imagem do Bom Jesus dos Navegantes nas águas do Rio São Francisco, em Propriá nesta tarde de domingo, (29), durante a tradicional procissão fluvial em homenagem ao santo. Este ato religioso constitui-se no ponto alto da comemoração religiosa mais aguardada do ano na região.

A procissão teve início às 16 horas, saindo da Catedral Diocesana de Propriá até o Mirante do São Francisco. Em seguida, o cortejo percorreu o rio São Francisco, do ponto que vai de Propriá, passando pelo município de Telha, próximo à Praia da Adutora. Pelo lado de Alagoas, a procissão fluvial aproximou-se da margem da cidade de Porto Real do Colégio, indo até as proximidades do povoado Sampaio, já no município de São Brás. Por todo o percurso, foi realizada uma grande queima de fogos, aliás, este é um dos grandes momentos da procissão.

A festa do Bom Jesus dos Navegantes encerra o Ciclo Natalino em Sergipe e este período é de renovação de fé, esperança, agradecimento ao padroeiro das águas, do cais, da ponte, das margens dos quatro mastros (Quintino Bocaiúva, Banca do Peixe, Nelson Melo e Poeira). Por este motivo, as pessoas se apinham para saudar o cortejo fluvial.

Por: JM News
Com complemento do COCS Propriá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages