IPVA terá redução média de 5% este ano - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

2 de janeiro de 2012

IPVA terá redução média de 5% este ano


De acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quase todos os carros neste ano de 2012 terá uma redução de 5%, em média, em relação ao ano passado, variando conforme os itens exigidos pelo mercado de automóveis, ou seja, o tipo, o modelo e o ano de fabricação.

A redução se deve à queda do valor venal da maioria dos veículos praticado no mercado, conforme pesquisa efetuada pela Fipe. Pelo calendário de licenciamento anual para o exercício 2012, disponível no site da Fazenda de Sergipe, os carros com placas de terminação 1 iniciam o pagamento no mês de fevereiro. Além do calendário de vencimento, o site da secretaria traz a tabela completa de valores do IPVA para veículos automotores.

A Sefaz alerta aos proprietários de veículos que atentem para o dia exato de vencimento do Documento Único de Arrecadação (DUA), dentro do respectivo mês, para evitar atrasos e consequentes juros e multas e ressalta que o pagamento até a data estipulada no DUA garante 10% de desconto no pagamento à vista.

Isenção - Outro alerta da Secretaria de Estado da Fazenda é quanto à necessidade de renovação anual do benefício de isenção do IPVA. Devem solicitar anualmente a isenção os proprietários de veículos adaptados para deficientes físicos, veículos rodoviários na categoria táxi e veículos de corpo diplomático (cadastrados e autorizados junto ao governo brasileiro). Os veículos com mais de 15 anos de fabricação e veículos com potência inferior a 50 cilindradas são automaticamente isentados da cobrança de IPVA, sem a necessidade de haver solicitação.

Os prazos de envio de requerimento de isenção seguem o calendário de pagamento do licenciamento, sendo necessário o preenchimento da solicitação e envio até o dia de vencimento do DUA. Caso dentro desta data o requerimento não seja efetuado, a continuidade do benefício será cancelada.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages