Puru Pirá, A Princesinha do São Francisco - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

16 de janeiro de 2012

Puru Pirá, A Princesinha do São Francisco


A Maior e mais completa obra sobre a história fotográfica, politica e cultural da Princesinha do São Francisco já tem data e hora para seu lançamento, será dia 21 de janeiro de 2012 as 18:00, na semana Cultural de Propriá, evento que antecede os festejos do Bom Jesus dos Navegantes,  livro este que tem como pesquisador e autor o Diretor Presidente do Jornal Manchete do São Francisco o Sr. José Roberto da Silva, filho do Sr. Pedro Norberto da Silva e da Sra. Maria José dos Santos Silva, nasceu em Propriá-SE, no dia 24 de Maio de 1963, iniciou seus estudos na Escola Municipal “Horário Hora”,depois no Grupo Escolar “Dom Antonio dos Santos Cabral”, em seguida na Escola de 1º Grau “Cel.  João Fernandes de Britto”, onde concluiu o Ensino Fundamental no ano de 1979, logo após foi estudar no Colégio Diocesano de Propriá, e na Escola Técnica de Comércio de Propriá, onde concluiu o curso Técnico em Contabilidade, foi 2º Secretário do Centro Cívico “Telma Apolonio” na Escola de 1º Grau “Cel João Fernandes de Britto”, 1º Secretário e fundador da Coopertap (Cooperativa dos Taxistas de Propriá), 1º Secretário e fundador da Coopetabasf (Cooperativa de Transporte Alternativo do Baixo São Francisco), filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 1999, e Presidente do PCdoB, desde o ano de 2003. Atualmente Diretor do Jornal “ Manchete do São Francisco” na internet. Casado com a Sra. Edymeire Santos da Silva, é pai de Roberto Junior, Raphael e Ricardo.

Este grandioso livro tem a honra de ter como escritor do Prefácio o Ex-Prefeito de Propriá o Sr. José Renato Vieira Brandão, dando seu parecer pessoal sobre o conteúdo do livro a ser lançado.

Veja em 1ª mão, trechos do Livro "Puru Pirá, A Princesinha do São Francisco".

Índice

Prefácio
Propriá: A Princesinha do São Francisco
D. Pedro II no Baixo São Francisco
A Navegação no Baixo São Francisco
Períodos Administrativos
Presidentes da Câmara
Filhos Ilustres
Geografia
Desenvolvimento
Decadência
Enchentes

Esportes
Curiosidades
Seu Fernandinho e o Cine Fernandes
Versos Propriaenses
Lampeão o maior dos Bandoleiros
Uma Viagem de Canoa
Indios Xokó
Fontes

Justificativa

Existem algumas versões sobre a origem do topônimo Propriá, alguns historiadores afirmam que a palavra é de origem tupi se originando de POPIA que significaria ferrão, punhal, dente etc. outros atribuem ao fato de existir, na lagoa João Bahia, um único tipo de peixe denominado Piau, o qual era pescado em cima de paus, donde ter surgido a função pescar no pau piau, que sofrendo modificações lingüísticas, teria a forma hoje conhecida. Mas como Propriá é na verdade uma ilha, cercada de lagoas por todos os lados e na frente o Rio São Francisco, nos tempos de cheia, todas as lagoas ficavam repletas de peixes, tais como:Surubim,camarão, tubarana, mandim, piau, tubi, aragu, piaba de papo, chira(curumatá), piranha e tantos outros, certamente os índios a chamariam de cidade de “MUITOS PEIXES”, a chamariam de “PURU PIRÁ”.

Por: JM News
Fonte: Livro "Puru Pirá, A Princesinha do São Francisco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages