Propriá homenageia mulheres com semana especial - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

7 de março de 2012

Propriá homenageia mulheres com semana especial


No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. E para festejar a data, em Propriá, município distante 98 km de Aracaju, uma semana especial foi organizada pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, para as mulheres que residem na cidade.

Na segunda-feira, 5, iniciando as atividades, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família(Nasf), recebeu as propriaenses, com idade a partir de 20 anos, na Unidade de Saúde da Família Márcia Dantas para fazer exercícios físicos, assistir vídeos ressaltando a importância da mulher e fazer exames voltados para a saúde delas. “A intenção é mostrar a elas que não existe idade para se cuidar.

Seja uma jovem com 20 anos, ou uma senhora com 60, o importante é reconhecer que existe uma linda mulher dentro de si e se sentir bem fisicamente e psicologicamente. Tanto que nos vídeos apresentados, destacamos isso”, explica a coordenadora do Nasf Edileusa Maria de Cordeiro.

Entre os exames que estão sendo ofertados durante a semana, estão o de colpocitopatologia, mais conhecido como exame de lâmina, e exame de testagem rápida, feito por uma equipe do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), segundo a coordenadora. “Este último identifica de forma acelerada se a mulher possui HIV entre outras doenças. Digo isso porque o resultado de sorologia reagente sai em 15 minutos. Se houver confirmações, encaminhamos imediatamente para tratamento. Estamos aproveitando para medir a pressão e a diabetes também”, lista Edileusa.

A coordenadora do Nasf relata que nesta quinta-feira, 8, dia que se comemora a data, será ofertado uma dia de beleza para as usuárias do Caps. “ Elas terão de tudo um pouco. Vão arrumar o cabelo com escova, corte, hidratação, fazer as unhas das mãos e dos pés, entre outras coisas. São mulheres que terão neste dia a chance de se sentirem mais mulheres”, ressalta.

Mais comemoração

E amanhã, 9, as comemorações alusivas ao dia internacional da mulher continuam. Às 7h30, as propriaenses se reúnem na Praça da igreja Matriz e de lá saem em caminhada até a unidade do Centro de referência e Assistência Social, CREAS. “Lá elas tomarão um delicioso café, recheado de frutas, sucos e diversas guloseimas. Nossa intenção era que as comemorações fossem encerradas no local, mas como as mulheres de nossa cidade merecem, vamos estender até sexta”, frisa Edileusa
.
Palome Sarita, professora de Educação Física, é uma das responsáveis pelo evento. Condutora do programa Hiperdia, que leva os exercícios físicos e qualidade de vida aos hipertensos e diabéticos da cidade, ela ressalta que inserir atividades físicas, ao cronograma das festividades, foi uma excelente iniciativa.

“Quem não gosta de sentir melhor consigo mesma? Essa é a intenção e com toda certeza as mulheres adoraram. É de extrema importância que elas possam se sentir bem, acima de tudo. E cuidar do físico e da saúde é uma maneira. Sem contar que um intuito é mostrar o quanto mente e corpo trabalham bem juntos. Parece que todas as participantes tem entendido o recado”, avalia a professora.

Fonte/Autor: Comunicação Propriá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages