Campanha de vacinação contra a aftosa começa nesta terça-feira em SE - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

30 de abril de 2012

Campanha de vacinação contra a aftosa começa nesta terça-feira em SE

Sergipe entra em seu 17º ano sem o registro da doença.
Segunda etapa da campanha será realizada em novembro.

 

 

30/04/2012 16h08 - Atualizado em 30/04/2012 16h12

Campanha de vacinação contra a aftosa começa nesta terça-feira em SE

Sergipe entra em seu 17º ano sem o registro da doença.
Segunda etapa da campanha será realizada em novembro.

Do G1 SE
Vacinação febre aftosa no MA (Foto: (Foto: Divulgação))Vacinação febre aftosa em SE (Foto: Divulgação)
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Sergipe começa nesta terça-feira (1). Dividida em duas etapas, maio e novembro, a campanha visa imunizar 1.180.000 milhões de animais entre bovinos e bubalinos independente da faixa etária do rebanho. Com a medida, o estado de Sergipe entra em seu 17º ano sem o registro da doença.

Para a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, devido ao esforço contínuo do Governo do Estado, através da Emdagro, Sergipe é reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como área livre da febre aftosa com vacinação desde o ano de 2001. “O último foco da doença ocorreu em 1995, há 17 anos. Todo esse trabalho é fruto da parceria entre a empresa e os produtores que vêm demonstrando consciência, responsabilidade e compromisso com a sanidade do rebanho bovino do Estado”.

Segundo ela, a Emdagro vem mantendo uma média de vacinação ao longo dos anos. “Estamos acima do índice estipulado pelos órgãos internacionais. Nesses últimos anos a Emdagro vem mantendo o índice de 95% de animais imunizados. Isso garante a Sergipe o status de área livre que, juntamente com os demais Estados livres da aftosa, pode realizar comercio de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal com os demais Estados da federação, bem como para outros países”.

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, dentre outros.

O vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. O sangue contém grandes quantidades de vírus durante as fases iniciais da enfermidade, quando o animal é muito contagioso.

Fonte: G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages