Hospital Santa Izabel suspende realização de cirurgias - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 10 anos desde 08/03/11

Últimas

11 de abril de 2012

Hospital Santa Izabel suspende realização de cirurgias

A suspensão ocorre por falta de repasse dos recursos pela SMS
Hospital Santa Izabel (Fotos: Portal Infonet)
O Hospital Santa Izabel suspendeu as cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) nesta quarta-feira, 11. A suspensão das cirurgias, consultas e agendamentos se deve pela falta de repasse dos recursos que não vem sendo feitos pelo município e Estado.
O Hospital Cirurgia também suspendeu a realização de procedimentos cirúrgicos desde a última quinta-feira,5.
Apenas estão sendo realizados os atendimentos na maternidade e urgência pediátrica. De acordo com o diretor administrativo do hospital, Douglas Rozendo, a falta de repasse já vem ocorrendo há alguns meses. “O hospital suspendeu os internamentos das cirurgias eletivas que não podem ser marcada por conta de que a gente não vem recebendo pelo serviço prestado nem do Governo do Estado nem da Prefeitura de Aracaju. São valores que para o hospital é substancial porque a gente já estava com dificuldade com fornecedores para reposição de insumos, alimentação, remédios e o hospital não vai ser irresponsável a ponto de internar pacientes pra não dá um atendimento adequado porque as consequências vão ser piores”, diz o diretor.
O coordenador adminitrativo do Santa Izabel, Douglas Rozendo
Caso o problema não seja resolvido, outros atendimentos poderão ser comprometidos. “Até agora não tivemos contato nenhum, nem com a Secretaria de Estado da Saúde, nem com a Secretaria Municipal. Se a situação permanecer, o hospital vai ser obrigado também a fechar a urgência como a maternidade porque lá também é necessário remédio e outros insumos. O Hospital Cirurgia já não está atendendo, hoje é o hospital Santa Izabel e acredito que todos que dependam de repasse do governo do estado e da prefeitura tão sofrendo nessa situação”, informa.
SMS
A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que para realizar qualquer pagamento a prestadores de serviço, é necessário que transcorra o processo de conferência dos procedimentos realizados por uma equipe técnica para autorização de repasse.
O recurso do Fundo Nacional de Saúde foi depositado ontem, dia 10, e a Secretaria tem cinco dias úteis para realizar o repasse. Diante disso, a Secretaria estranha a suspensão do serviço, já que esse é um processo rotineiro e de conhecimento de qualquer prestador de serviço para o setor público. A Secretaria reafirma ainda o compromisso com a população no sentido de manter o atendimento aos aracajuanos.
SES
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da SES.  Abaixo segue a nota na íntegra.
Sobre a suspensão de cirurgias, consultas e agendamento no Hospital e Maternidade Santa Isabel, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que não tem responsabilidade sobre a não realização dos procedimentos:
1) As cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel são financiadas tanto pelo teto financeiro que o Ministério da Saúde (MS) repassa diretamente para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, como por um recurso que a SES repassa todos os meses, inclusive antecipadamente, para a secretaria.
2) A SMS de Aracaju, gestora do sistema municipal de saúde e contratante dos serviços pelo Santa Isabel, recebe um recurso específico da chamada Política Nacional de Cirurgias Eletivas por parte do MS.
OBS: A matéria foi alterada às 18h17 para acréscimo da nota encaminhada pela SES

Fonte: Infonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages