Déda promoverá reunião para dinamizar medidas contra seca em Poço Redondo - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

16 de maio de 2012

Déda promoverá reunião para dinamizar medidas contra seca em Poço Redondo



Na manhã da próxima quarta-feira, dia 23, o governador Marcelo Déda deslocará a estrutura de governo para o município de Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano, para promover uma série de ações relativas à dinamização das medidas contra os efeitos da seca em Sergipe. Na ampla reunião serão convocados todos os órgãos federais envolvidos com a questão, além dos prefeitos das respectivas cidades que enfrentam situação de emergência. O governador também fez questão de convidar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para participar desse encontro, mas ainda não houve confirmação.

"Vamos buscar dinamizar todas as ações do Governo do Estado de combate aos efeitos da seca e de assistência às populações atingidas, envolvendo todos os prefeitos do Sertão e dos municípios atingidos pela estiagem. A meta é fazermos uma avaliação criteriosa de toda a região e, junto com os órgãos federais presentes, dinamizarmos as medidas para atendimento da população", destacou o governador Marcelo Déda.

Ao longo dos últimos meses, o governador Marcelo Déda vem buscando atuar intensamente junto ao Governo Federal no sentido de ampliar a ajuda à região atingida pela seca. Graças à intervenção do governador, a presidenta da República, Dilma Rousseff, fez em Sergipe a reunião que anunciou um plano de ação no valor de R$ 2 bilhões para atender às populações atingidas.

O governador constituiu um Comitê Integrado de Combate à Seca, envolvendo diversas secretarias e órgãos estaduais e já participou de várias reuniões em Brasília (DF), com os ministros encarregados do problema para definir medidas que serão empregadas em Sergipe para agilizar a deflagração das ações anunciadas pelo Governo Federal. "O Governo do Estado apresentou uma lista de 12 grandes intervenções tanto emergenciais quanto estruturantes, na semana passada, aos ministros da Casa Civil, Planejamento e Integração Nacional, onde todos os projetos foram levados a Brasília", complementou Marcelo Déda.

Distribuição de Água

Também já foram agilizadas todas as tratativas que possibilitaram a concretização do convênio que visa oferecer mais qualidade à distribuição de água, restando o ‘sinal verde' do Governo para a assinatura dos convênios e imediata aplicação desses recursos na região. "Considerando que a grande maioria dos prefeitos está em Brasília, na reunião do Conselho Nacional de Municípios (CNM), definimos que na próxima sexta-feira, 18, iremos a Fortaleza para uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e na próxima quarta-feira, 23, realizaremos essa grande reunião, onde estão convidados todos os órgãos federais envolvidos com a questão da seca e sediados em Sergipe e, praticamente, todo o Governo do Estado se transferirá para o Sertão", informou o governador.

Lá, ainda segundo Marcelo Déda, serão mobilizados todos os prefeitos, as entidades da sociedade civil, representações dos trabalhadores agrícolas, sindicatos e associações de produtores para discussão de toda temática relacionada e a agilização das medidas emergenciais. "Também convidei o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para este encontro, mas ainda não temos confirmação de sua presença", acrescentou o governador.

Para acelerar todos os preparativos, o vice-governador Jackson Barreto, já viaja nesta sexta-feira, 18, para a região onde fará contato com prefeitos e lideranças para a realização da reunião. "Amanhã, teremos mais uma reunião do nosso Comitê para detalhar medidas e tomar providências de ordem administrativa. E já na próxima segunda-feira, 21, os órgãos do Governo do Estado se reúnem com os órgãos federais para cobrar a agilização das medidas em Sergipe. A ideia é que tenhamos o Governo Federal, o Governo do Estado, todos os organismos e entidades envolvidas na questão dentro do Sertão para dar encaminhamento a todos os procedimentos na próxima quarta-feira", relatou o governador.

Participaram do encontro de definição da reunião, os secretários de Estado da Agricultura, José Sobral, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, e da Comunicação Social, Carlos Cauê.

Da ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages