Recursos da Fundação Nacional de Saúde beneficiarão 59 municípios sergipanos - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

24 de maio de 2012

Recursos da Fundação Nacional de Saúde beneficiarão 59 municípios sergipanos



A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) é responsável pelo saneamento e saúde ambiental, duas áreas fundamentais e importantes para o nosso país.

Na manhã dessa quarta-feira, 23, durante o Jornal da Manhã, o presidente nacional da Funasa, Gilson Queiroz, falou sobre a atuação do órgão nos vários municípios do país.

De acordo com o presidente, a Funasa foi criada para tratar da saúde de forma integral e, hoje, com a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalha com o objetivo de melhorar a saúde das populações. “Os recursos são distribuídos integralmente, a partir de chamamento público. Não temos mais autonomia do gestor para fazer a distribuição ao bel-prazer”, revela Gilson Queiroz aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira.

Alguns critérios são observados para que o município seja beneficiado com os investimentos da Funasa. Indicadores sociais, técnicos e de sustentabilidade são avaliados.

O critério técnico tem como base o projeto técnico adequado que a cidade ou estado deve ter. Além disso, o município ou estado necessita de um operador do sistema de saneamento para garantir que a obra não vire um elefante branco. Questionado sobre as dificuldades de recursos, Gilson Queiroz diz que a demanda é grande. “A Funasa é responsável pelas populações residentes nos municípios abaixo de 50 mil habitantes, além da população rural do Brasil. São cerca de 30% da população e é um desafio muito grande, porque, às vezes, o custo per capita de atendimento de uma família é muito mais caro que o atendimento de uma população urbana, concentrada”, explica.

Em Sergipe...

35 municípios receberão projetos da Fundação, número positivo para o estado. Outros 24 municípios receberão cerca de R$ 35 milhões para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Nossa relação com o governador Marcelo Déda (PT) tem sido muito boa e uma série de projetos estão sendo aprovados para Sergipe”, ressalta o presidente. Além disso, há um investimento que, de 2007 até agora, somam R$ 32 milhões.

Por Lays Millena
Postado por sergipenoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages