Sergipe participa da Rio+20 - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

16 de junho de 2012

Sergipe participa da Rio+20



O Governo de Sergipe está participando da Rio+20, uma Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, foi aberto no último dia 13, quarta-feira, e será encerrado no dia 22 de junho desse ano. Líderes dos 193 países que fazem parte da ONU participam de um grande cenário de discussões onde o foco principal é a sustentabilidade do planeta.

Montado em espaço dedicado a exposições governamentais e intergovernamentais, o estande de Sergipe possui 50 metros quadrados e foi confeccionado com combinações de material reciclável. Os aspectos ambientais, culturais e históricos que compõe layout do estande mostra aos turistas e a população mundial presente no Brasil a imagem do território sergipano na área ambiental do litoral ao sertão. O espaço está montado no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro (palco das reuniões dos chefes de Estado).

Até a finalização da Rio+20 o corpo técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh) estará disponibilizando revistas e Cd’s com informações sobre as ações do Meio Ambiente em Sergipe.

Ao todo, mais de 10 pessoas da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos foram credenciadas para representar o Estado de Sergipe na conferência. O Governador do Estado, Marcelo Déda, irá participar de um dos múltiplos cenários da Conferência. Já o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, em companhia de demais secretários de outros Estados do Brasil, participará de bancas de diálogos.

O objetivo do Encontro de Secretários Estaduais e Municipais de Meio Ambiente é apresentar e debater as propostas e recomendações formuladas no âmbito dos estados com a participação dos municípios e da sociedade civil - para o desenvolvimento sustentável dos principais biomas brasileiros. Outra proposta comum é discutir o Pacto Nacional pela Gestão das Águas visando à construção de compromissos entre os entes federados para a promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, sobretudo nas bacias hidrográficas compartilhadas.

De 16 e 19 de junho, integrantes da sociedade civil, como representantes de organizações não governamentais e universidades, participam de 18 mesas de discussões. A ideia é buscar alternativas sobre políticas sociais associadas à Economia Verde e ao Desenvolvimento Sustentável. As propostas apresentadas durante esses debates serão encaminhadas aos presidentes e primeiros-ministros.

Os debates sociais se concentrarão na Arena da Barra, com dez salas de reunião, e no Parque do Aterro do Flamengo, com espaço para receber até 15 mil pessoas. Haverá, ainda, espetáculos e eventos organizados no Museu de Arte Moderna e Pier Mauá.

As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula da Conferência, a realizar-se de 20 a 23 de junho.


Fonte: Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages