Mais de 40 mil adolescentes vão votar neste ano em Sergipe - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

28 de setembro de 2012

Mais de 40 mil adolescentes vão votar neste ano em Sergipe


Mesmo com o voto facultativo, adolescentes entre 16 e 18 anos vão ao pleito.
Cientista político aconselha candidatos a terem mais atenção com os jovens.


Este ano os candidatos a prefeitos e vereadores das 75 cidades de Sergipe vão receber o voto de uma classe de pessoas que mesmo sem a obrigatoriedade de comparecer às urnas, já vão exercitar sua cidadania. Os mais de 40 mil adolescentes, entre 16 e 18 anos, que tiraram seu título eleitoral e fizeram o cadastramento biométrico vão às urnas este ano escolher seus governantes.
Desde 1988 a Constituição Federal assegurou o direito ao voto facultativo para todos os adolescentes entre 16 e 18 anos, tornando se apenas obrigatório só após a maioridade penal. Em Sergipe, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), 43.343 adolescentes com menos de 18 anos vão votar este ano para no pleito municipal, o que representa um quantitativo de 3,05% da população apta a votar no Estado.
A estudante do ensino médio Bianca Andrade não quis esperar chegar aos 18 anos e desde cedo já escolhe seus representantes políticos. O também estudante Natanael Feitosa tem a mesma opinião. "Com essa idade nós já temos maturidade suficiente para saber qual o melhor candidato para administrar a cidade”, declara.
“Esta é uma classe potencial e crescente em Sergipe, que pode mudar o resultado da eleição em muitos lugares. Por isso os políticos deveriam dar uma atenção especial aos jovens que diversas têm pensamento muito negativo da classe politica brasileira”, afirma o cientista político Josadack Bezerra.
E para os adolescentes que já vão exercer o seu direito no dia sete de outubro este ano, estes já sabem muito bem como votar e proceder depois da eleição. “Agora estou analisando as melhores propostas para escolher meus candidatos e espero que eles cumpram com o que prometeram”, ressalta.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages