Centro de Atendimento é inaugurado pelo governo em Propriá - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

19 de abril de 2013

Centro de Atendimento é inaugurado pelo governo em Propriá


As mulheres de Propriá e todo Baixo São Francisco contarão com atendimento especializado em abusos, agressões e vítimas de violência física como moral e psicológica. A Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Maria Teles, acompanhada da secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, e do secretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos, inauguraram ontem dia 17 o Centro de Referência Regionalizado de Atendimento a Mulher Vítima de Violências Mulheres “Jane Barros”, (CREAM) que deverá atender 14 municípios. Elas também serão assistidas através de um trabalho de prevenção com orientação especifica por advogados, psicólogo e assistente social.

O prefeito de Própria, José Américo Lima, ressaltou a importância para a cidade e toda região da instalação do CREAM onde a mulher será atendida com segurança. Muitos são hoje os casos de mulheres maltratadas que têm medo de denunciar. “Somente com a capacitação feita, ontem e hoje, registramos mais de 230 mulheres qualificadas e com certeza, isso vai se estender e fortalecer as mulheres para que elas possam denunciar seu marido ou companheiro agressor para que essa agressão termine, porque é um mal que está assolando a todas no nosso país. “Mulher foi feita para receber carinho e não ser agredida” acrescentou o prefeito.

Falando da importância da implantação do CREAM, uma iniciativa do governo de Estado em parceria com as prefeituras municipais e com o Governo Federal para consolidar uma política de proteção às mulheres, a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Maria Teles declarou que a participação da sociedade é muito importante para defender os direitos das mulheres. “Espero que todos venham participar, pois essa casa simboliza a luta de todos, inclusive de Jane Barros, minha amiga com quem tive o prazer de conviver”.

Para o subsecretario de Estado de Articulação, João Francisco, o Centro de Referência Regionalizado de Atendimento a Mulher Vítima de Violências é de fundamental importância para todos aqueles que combatem a violência. A partir do Governo do Presidente Lula, que criou sua estrutura de Governo Federal a Secretaria Nacional de Política para as mulheres, e também aqui no Estado, onde o governador Marcelo Déda criou uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. “Esse é mais um Centro de Referencia inaugurado no Estado de Sergipe para combatera violência contra as mulheres.

Afirmando que o CREAM foi Criado devido à demanda de casos existentes em Própria, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres daquela região, Andréia Carla Costa Lima, informou que o município não tinha estrutura para receber essas mulheres vitimas de violência, elas procuravam outros órgãos e não tinham atendimento específico direcionado pra elas. Então, essa preocupação do Prefeito e de todo o governo para trazer o CREAM para nossa cidade e toda a região é muito positiva. ”Temos muitos casos de mulheres agredidas que chegaram a ser documentados e outras mulheres que não tiveram coragem de denunciar. Acredito que o trabalho do Centro vai despertar as mulheres para exercerem seus direitos”. 

O evento contou com a participação de populares, vereadores, representantes de diversos municípios da região e dos movimentos populares de Propriá.

Por: Kátia Paim 
Subseas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages