Chuvas em Sergipe devem continuar até agosto - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

15 de maio de 2013

Chuvas em Sergipe devem continuar até agosto


Chuvas têm características provenientes do sistema de linhas de instabilidades, escoamentos de sistemas frontais de Sudeste e efeitos de brisas locais

As chuvas que vêm caindo sobre a capital aracajuana, bem como em alguns municípios de Sergipe, devem permanecer até o mês de agosto com variações de instabilidades e precipitações. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

"Nas últimas previsões climáticas para esse período chuvoso indicam uma estação em torno da média climatológica", disse o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, afirmando ainda que essas previsões serão reavaliadas nos dias 23 e 24, durante a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil - Ano 2013, que será sediada em Aracaju e coordenada pela Semarh/Meteorologia. "Essa reunião acontecerá no auditório da Codise, em que teremos um novo prognóstico climático até o final da estação", informa. 

Ainda segundo ele, essas chuvas têm características provenientes do sistema de linhas de instabilidades, escoamentos de sistemas frontais de Sudeste e efeitos de brisas locais, podendo, assim, ocorrer sistemas de ondas de Lestes que são extremamente volumosos. 

"Essas chuvas surgem entre o final de maio e o início de junho, podendo contribuir para os recursos hídricos, em especial as bacias hidrográficas de Sergipe, assim como nas estruturas de armazenamento de água como barragens espalhadas em todo Estado", afirma.

Seca

Sergipe encontra-se hoje com 34 cidades em estado de emergência em função da seca que vem agravando todo estado. Segundo as previsões da meteorologia, essas chuvas não são suficientes para resolver à problemática, porém, proporcionam um sinal animador, principalmente para o homem do campo. 

Sobre o volume de precipitação chuvosa decorrente ao mês de maio, Overland Amaral disse que no litoral choveu uma média de 150mm sendo que o esperado é de 320mm. "Já na região do agreste é esperado uma média de 220mm, sendo que choveu uma média de 120mm. Na região do semiárido choveu em torno de 60mm a 75mm, contra uma média de 120mm", finaliza.

Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages