Mais de 100 mil crianças devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo em Sergipe - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

6 de agosto de 2018

Mais de 100 mil crianças devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo em Sergipe


Campanha começa nesta segunda-feira (6) e termina no final do mês com o objetivo de evitar reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil.

Vacina contra sarampo (Foto: Cristine Rochol/PMPA/Arquivo)


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa segunda-feira (6) em todo o Brasil. Em Sergipe, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 133,4 mil pessoas. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

A prioridade da campanha são as crianças de um ano até menores de cinco, público mais suscetível às doenças e suas complicações. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. Neste ano a campanha pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país e para manter coberturas homogêneas de vacinação.

Quem deve se vacinar:
 §  Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

§  Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

§  Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.


Para o estado de Sergipe foram distribuídas 337,1 mil doses das Vacinas Inativada Poliomielite (VIP), Oral Poliomielite (VOP) e da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Em Aracaju, as vacinas estarão disponíveis nas 44 Unidades de Saúde da Família (USF), que funcionam das 7h às 17h.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar
 (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)


Fonte: G1 Sergipe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages