Conheça os locais em Aracaju para descartar o lixo eletrônico - Manchete do São Francisco

últimas

Home Top Ad

26 de setembro de 2018

Conheça os locais em Aracaju para descartar o lixo eletrônico



Descarte de pilhas da 
Universidade Tiradentes (Foto: ascom/Unit)





A preocupação com o meio ambiente faz, cada vez mais, a população ir em busca de pontos de descartes de lixos eletrônicos como pilhas e baterias usados, por exemplo. De acordo com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei, a CCTeca, a maioria das pilhas usadas quando descartada na natureza leva de 100 a 500 anos para se decompor.

Além disso, por serem constituídas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central.

O Portal Infonet preparou uma lista com pontos de descartes espalhados por Aracaju. Confira!

CCTECA – A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), que fica no Parque da Sementeira, é um ponto de entrega de materiais recicláveis, desde 2011, quando aderiu ao projeto Save the Planet, que visa estimular práticas que contribuam para a conservação do meio ambiente e diminuição dos efeitos da ação do homem na natureza. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

Ecoponto – A Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos está situada na rua Julieta Pereira Alves, esquina com a avenida Confiança, no bairro Industrial. O funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e de 7h às 12h aos sábados.

Universidade Tiradentes – em cada bloco do Campus Aracaju Farolandia, há uma caixa para descarte de pilhas e baterias. Já os lixos eletrônicos de maior volume, como CPUs, teclados de computadores, etc, podem ser descartados próximo ao Bloco D.

Shopping Riomar – Para estimular a consciência socioambiental da população sobre o descarte correto de pilhas e baterias, o RioMar lançou uma campanha com caráter regionalista, que promove uma disputa entre duas iguarias sergipanas. Nela, o cliente poderá escolher entre as opções ‘amendoim’ e ‘caranguejo’, e descartar as pilhas e baterias na caixa coletora correspondente ao alimento que mais aprecia. A primeira caixa com maior volume de descarte será a grande campeã. O tapume interativo – onde será realizada a coleta – fica no 1º piso do Riomar.

Shopping Jardins – No Ponto de Entrega Voluntária (PEV) localizado no estacionamento ao lado do hipermercado, há caixas para o recolhimento de pilhas e baterias, além de metais, vidros, plásticos, papéis. Na parte interna do mall, em frente à Lotérica Jardins, o público conta com caixas de coleta de pilhas e baterias, eletroeletrônicos de pequeno porte – como celular, notebook, monitor usado -, além de jornais e revistas.

Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages