Criminosos utilizam nome do prefeito de Aracaju para praticar golpes através de aplicativo de mensagens - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

5 de março de 2020

Criminosos utilizam nome do prefeito de Aracaju para praticar golpes através de aplicativo de mensagens

Uma amiga do gestor foi vítima e teve sua linha telefônica e conta no aplicativo clonadas.

Um novo golpe praticado através de um aplicativo de trocas de mensagens foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela Delegacia de Crimes Cibernéticos de Sergipe. A Prefeitura de Aracaju (PMA) e o gestor da cidade, Edvaldo Nogueira, foram nomes usados pelos criminosos, que se aproveitam do período eleitoral.


Uma amiga do prefeito foi vítima do golpe e teve sua linha telefônica e conta no aplicativo clonadas.

De acordo com a Polícia Civil, são feitos convites em nome de supostos assessores de políticos a fim de ludibriar as vítimas e ter acesso a dados pessoais. Os golpistas encaminham mensagens como se fossem assessores dos políticos e sugerem o ingresso das vítimas em grupos. Nessas mensagens, eles pedem o código que será enviado para o telefone da vítima. Com essa numeração, conseguem que o aplicativo seja habilitado em outro aparelho e, consequentemente, desconectado do original. A partir desse momento, o golpista passa a enviar mensagens para os seus contatos solicitando uma quantia em dinheiro.

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve nessa quarta-feira (4) na delegacia para denunciar o golpe. De acordo com a nota enviada pela assessoria de comunicação da PMA, uma pessoa, que se identifica como "Thais Nogueira" e utiliza o número (79) 9653-9585, enviou a seguinte mensagem:

“A assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira vem de forma especial convidar você para participar do novo grupo whatsapp municipal de Aracaju *Cidadãos de Bem e Saúde para Todos”. Será um imenso prazer ter você conosco”.

O prefeito informou que não possui nenhuma assessora com este nome e que não há de sua parte nem de pessoas próximas iniciativas como esta.

A amiga do prefeito que foi vítima do golpe teve seu telefone bloqueado. Alguns contatos dela receberam mensagens com pedido de dinheiro. Até o momento, ninguém transferiu qualquer quantia.

A Polícia Civil instaurou o inquérito policial e pede a qualquer outro político que tenha a informação sobre citação parecida, que divulgue o fato e registre um Boletim de Ocorrência.


Por: G1 Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages