AUXILIO EMERGENCIAL: Pagamentos e filas sendo formadas nesta terça-feira - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

14 de abril de 2020

AUXILIO EMERGENCIAL: Pagamentos e filas sendo formadas nesta terça-feira

Caixa paga 831 mil pessoas hoje; calendário segue para inscritos no CadÚnico; beneficiários do Bolsa Família serão pagos na quinta.

Propriá/SE

O auxílio começou a pagar 600 reais por pessoa que se enquadre nas regras na última quinta-feira. Ao todo, 9,4 milhões de brasileiros recebem a ajuda até o fim desta semana, incluindo beneficiários do Bolsa Família.

O banco, orienta para que as pessoas evitem ao máximo de ir até lotéricas e agências para pegar o dinheiro em espécie, mas não é o que temos visto durante o flagrante desta terça-feira (14), limite de distancia não sendo respeitada e aglomerações formada na fila de pagamento.

A Caixa classificou em três o grupo de pessoas que podem receber o auxílio para fazer os pagamentos:

O primeiro são os informais que já estavam no CadÚnico. Nesta terça-feira, a partir do meio dia recebem pela conta digital 557.835 pessoas nascidas em janeiro e outras 273.178 pessoas que são correntistas do Banco do Brasil (independente do mês de nascimento).

O calendário da primeira parcela segue durante a semana:

– Quarta-feira, 15: 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril
– Quinta-feira, 16: 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto)
– Sexta-feira: 1.958.268 pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro, dezembro

Como os nascidos em janeiro, o dinheiro desses informais será creditado na poupança digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. É possível pagar contas e transferir o dinheiro para outros bancos. O saque do dinheiro, entretanto, poderá ser feito entre o dia 27 de abril e 5 de maio em caixas eletrônicos e casas lotéricas. 

Deste grupo, a Caixa já havia liberado saques para 2,5 milhões de pessoas, correntistas da Caixa e mães chefes de família. No caso das mães, a parcela é de até 1.200 reais.

O segundo grupo é composto por beneficiários do Bolsa Família, que receberão conforme calendário habitual do programa. Caso o benefício seja menor que o auxílio emergencial, o beneficiário terá os 600 reais pagos. Caso o Bolsa Família seja maior que o auxílio, recebe normalmente o benefício anterior.  O calendário do Bolsa Família é escalonado conforme o dígito final do NIS, que está no cartão. Na quinta-feira,  1.360.024 de beneficiários  cujo último digito do NIS é igual a 1 recebem o auxílio. Na sexta-feira, é a vez de beneficiários com final do cartão 2. O calendário segue até o dia 30 de abril.

Já o terceiro grupo, formado por microempreendedores individuais (MEIs), autônomos que recolhem para o INSS e informais que não estavam na base de dados do governo ainda não tem uma data certa a receber. A expectativa é que os pagamentos começassem já nesta terça, junto com os informais do CadÚnico que não tinham conta na Caixa. Mas, o processamento dos dados do Dataprev, responsável por verificar quem pode ou não receber o auxílio após o cadastro nas plataformas, está sendo feito. A Caixa informa que a expectativa é que o pagamento comece a ser liberado no dia 16, mas ainda não há confirmação de como será esse escalonamento.


Por: Veja
Apud: JM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages