Novo RG pode ser solicitado a partir do dia 2 de setembro - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

25 de agosto de 2020

Novo RG pode ser solicitado a partir do dia 2 de setembro

 Serviço é feito de forma digital, mas antigo modelo continua valendo.


A partir do dia 2 de setembro os sergipanos poderão solicitar por meio do site da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe a nova carteira de identidade. O processo é feito digitalmente e o cidadão só precisará ir ao Instituto de Identificação ou postos de atendimento para fazer a coleta biométrica e pegar o documento.

Até o momento, cerca de 18 mil solicitações já foram feitas, mas por conta do processo de migração do banco de dados só será possível solicitar o documento a partir do próximo mês. O diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, da SSP, explicou que a troca não é obrigatória e que o antigo modelo continua valendo. No novo modelo existe a possibilidade de incorporar vários outros documentos, facilitando, assim, a emissão.

Dá até para colocar o tipo sanguíneo, se tem alguma doença crônica ou deficiência, “Nós havíamos disponibilizado a solicitação, mas interrompemos, pois estamos fazendo uma migração dos dados. Isso não foi feito antes porque o Instituto de Identificação não parou mesmo com a pandemia, nós liberamos o acesso para que os cidadãos pudessem conhecer a nova forma, mas as solicitações só poderão ser feitas a partir dia 2 de setembro que é quando concluiremos a migração do banco de dados”, disse.

Gomes pontua que a sede do Instituto de Identificação não terá atendimento presencial, será apenas retirada da carteira de identidade. Já os postos da região metropolitana de Aracaju não terão atendimento presencial completo, por isso é necessário ficar atento à lista com os locais que será divulgada posteriormente, pois serão cem atendimentos por dia. Os postos do interior terão atendimento misto e a quantidade atendida dependerá da capacidade de cada local. “Dessa maneira, nós conseguimos atender a população de forma isonômica, com economia de tempo e dinheiro, pois será preciso se deslocar apenas para fazer a biometria e pegar o novo documento.

Aquela demora frustrante de ir aos postos de atendimento não terá mais, e não haverá gasto nem com a foto, pois ela será feita pelo próprio celular. Sem dúvida é um processo mais digno e respeitoso”, pontuou. Questionado sobre como as pessoas que não têm acesso à internet ou não têm facilidade em navegar na internet poderiam solicitar a carteira de identidade, Jenilson disse que é imprescindível pedir ajuda apenas a alguém de confiança. “Vai ser um serviço totalmente digital, a presença se dará apenas para a coleta da biometria e para buscar o documento, por isso, caso não tenha acesso à internet, ou não tenha facilidade no manejo, o ideal é pedir ajuda a um amigo, parente ou outra pessoa de confiança.

Nosso objetivo é facilitar o processo e evitar o deslocamento desnecessário e diminuir o tempo de espera, além de evitar a contaminação dos usuários e colaboradores”, finalizou. Para mais informações sobre o novo sistema de emissão da carteira, basta acessar o site da SSP (https://www.ssp.se.gov.br/) e clica no banner “Atendimento Online” ou pelos telefones 79 3194-2400 / 9 8816-6523.

Por: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages