Tremores de terra são registrados no Norte de Sergipe - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

31 de agosto de 2020

Tremores de terra são registrados no Norte de Sergipe

 De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os abalos foram de baixa magnitude.

Oito tremores de terra foram registrados no município de Canhoba, região Norte de Sergipe, na noite desse domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (31). De acordo com o Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora esse tipo de atividade no Nordeste, o maior deles foi de magnitude 1.8, considerada baixa, e ocorreu às 23h44.

"Nessa madrugada tivemos vários registros de tremores. Esses tremores na sua maioria foram de baixa intensidade. O laboratório de Sismologia mantém uma estação no município de Canhoba e frequentemente registramos pequenos abalos na região. Essa madrugada tivemos informações que foram sentidos por populares, mas todos eles são de baixa intensidade", disse o técnico do LabSis Eduardo Menezes.

Tremores de terra foram registrados em Canhoba (SE) — Foto: LabSis/Divulgação



A situação preocupou moradores da cidade. "A partir de umas dez horas da noite começaram vários abalos aqui na região. Sempre acontece isso, mas ontem foi muito intenso. A gente estava assistindo, quando começamos a ouvir esses estrondos", disse a pedagoga Mirabel Torres.

Entretanto, o técnico do LabSis afirma que a intensidade dos abalos não representa perigo. "De certa forma a população sente os tremores, mas eles não trazem nenhum perigo, nenhum dano para a parte estrutural. Se nós compararmos o tamanho desse tremor aos que ocorreram no final de semana na Bahia, os da Bahia foram muito mais fortes. Então pra essa região de Canhoba, a população pode ficar tranquila. Em função da frequência deles, assusta um pouco, mas não passa disso. Essa região esta sempre registrando alguma coisa, mas a maioria não ultrapassa os 2.2", explicou.

Bahia

Um terremoto de magnitude 4.6 ocorreu entre Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá na manhã do domingo, mas foi sentido em diversas áreas da Bahia, como Salvador e cidades das regiões sul e sudoeste. Outro tremor foi sentido na cidade de Amargosa durante a noite. Dessa vez, com magnitude de 2,7.

Já na madrugada desta segunda-feira, um novo terremoto, com magnitude de 3,5 na escala, foi registrado em algumas cidades do Recôncavo Baiano e sentidos em Amargosa, além das cidades de Brejões e Elísio Medrado.

Por: G1 Sergipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages