Idoso diagnosticado com Covid-19 morre em Propriá à espera de UTI - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 9 anos desde 08/03/11

Últimas

10 de março de 2021

Idoso diagnosticado com Covid-19 morre em Propriá à espera de UTI



O paciente havia dado entrada no Hospital Regional da cidade de Neópolis, onde mora, no dia 2 de março e foi transferido no sábado (6) para um leito de enfermaria Hospital de Propriá, onde o quadro de saúde se agravou.


Um homem de 60 anos faleceu na noite dessa terça-feira (9), no Hospital Regional de Propriá, enquanto aguardava transferência para um leito de UTI. De acordo com a família, Maurilio Silva dos Santos estava internado há oito dias por causa de agravamento da Covid-19.


Durante a terça, a esposa do paciente, Ana Sueli, apelou pela transferência do idoso, que era beneficiário do Ipesaúde. A assessoria de comunicação do plano estadual chegou a informar que uma vaga havia surgido ainda pela manhã, mas o deslocamento não ocorreu a tempo.


"Segundo a regulação, a vaga foi disponibilizada para ele, mas o paciente estava instável para realizar a transferência, o que impossibilitou a ação", disse a nota.


O idoso havia dado entrada no Hospital Regional da cidade de Neópolis, onde mora, no dia 2 de março e foi transferido no sábado (6) para um leito de enfermaria Hospital de Propriá, mas com o agravamento da doença e a saturação baixa, ele não resistiu.


A lentidão na regulação está sendo alvo de reclamação de parentes de pacientes com Covid-19 em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau) do estado monitora todos os leitos hospitalares, e após análise de cada caso, é feita a transferência. A espera pode durar até 6h para leitos não especializados e, de 24h a 48h, para os especializados. Em média, são feitas de 8 a 10 regulações por dia.


Em Sergipe, a ocupação de UTIs ultrapassou os 84%, mesmo tendo sido instalados 11 novos leitos nessa terça-feira.


Fonte: G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages