Comunidade lamenta falta de empenho da CODEVASF em mutirão de limpeza - Manchete do São Francisco

Manchete do São Francisco

JM News: 10 anos desde 08/03/11

Últimas

30 de junho de 2021

Comunidade lamenta falta de empenho da CODEVASF em mutirão de limpeza

Durante todo mês de Junho, com encontro aos domingos, foi realizado mutirões de limpeza da margens do Rio São Francisco na cidade de Propriá - SE. Esta ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Propriá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. 


Ao todo foram realizados 4 (quatro) mutirões de limpeza das margens ribeirinhas da cidade de Propriá, a primeira ação contou com mais de 150 pessoas, agrupados em diversos pontos das margens, e teve como intuito captar descartes inadequados de lixo que foram largados de forma irregular no local, ação essa, que teve como destaque o apoio dos cidadãos propriaenses.


As outras ações durante o corrente mês foi destinada a retirada das baronesas que mediante as cheias foram acumulando nas margens do rio, para quem não conhece a baronesa é uma planta originária da América do Sul, é considerada como uma das 100 plantas de maior potencial invasor e se desenvolve em ambientes poluídos, podendo ser um indicador do alto nível de poluição das margens do Rio São Francisco.

Durante as realizações dos mutirões foram disparados ofícios de apoio á estatal CODEVASF, entretanto, obtiveram respostas vagas de não ter recebido o comunicado, não ter operadores qualificados para utilizar algumas máquinas pesadas como Hidro Trator, e por conta disso, não participaram de duas das quatro atividades realizadas.




Algumas entidades tiveram papel fundamental para  a realização do evento, é o caso da Associação de Pescadores, atendendo prontamente o pedido, tiveram participação indispensável de recolhimento e logística do montante das baronesas, organizados pela então vereadora Dilma da Colônia e Presidente da Associação.



Destacamos também o apoio da VIVA Construções, empresa privada do ramo de empreendimentos, que se prontificou em ceder seu maquinário, a S90, super importante para o desenvolvimento ágil eficaz das atividades realizadas no ultimo mutirão realizado.



As toneladas recolhidas durante os mutirões de limpeza sabiamente, segundo o Secretário da pasta, Raphael Luckmann, serão usadas para inicio de um segundo projeto, que conta com a utilização da planta como adubo, onde será usada em praças e campos da cidade ajudando no desenvolvimento sustentável dessas áreas, o secretário relata também que essas ações serão contínuas, sempre que necessário, não foi apenas uma ação isolada. A Prefeitura Municipal de Telha ajudou também de forma logística com veículo de caçamba que direcionou as toneladas de baronesas a ser alocadas temporariamente na Escola Agrícola do município.

Por: JM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages